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Se tornar um empreendedor é uma grande decisão e, nesse momento, o primeiro passo é decidir que tipo de negócio você pretende gerenciar. Você terá de descobrir se quer iniciar uma empresa independente ou se juntar a uma rede de franquias. Essa não é uma decisão simples. Veja o que considerar antes de escolher:
1. Modelo de propriedade
Do ponto de vista de propriedade, uma franquia é muito diferente de um pequeno negócio. Ao contrário dos donos de empresas independentes, franqueados não têm liberdade para mudar seus produtos e serviços tomando como base seus desejos pessoais ou as condições de mercado. Em grande escala, o franqueador é quem toma as decisões sobre a linha de produção e outras variáveis. Entretanto, negócios independentes não têm a segurança do conhecimento da linha de produtos, da oferta de serviços e de decisões testadas e melhoradas para o mercado de atuação. Ou seja: ainda que escolher uma franquia represente um sacrifício no que se refere à tomada de decisões, você poderá aproveitar a segurança e a estabilidade que uma organização maior pode oferecer.
2. Custo
Donos de empresas próprias estão mais suscetíveis a altos custos para operar seus negócios, mas também têm mais controle sobre as decisões de investimento e seu calendário. Já os compradores de franquias têm um custo total mais baixo, mas precisam cumprir as obrigações definidas por seus franqueadores. Além disso, quando se trata de renovações e outros investimentos, o franqueador geralmente tem o direito de ditar o tempo e o escopo de remodelação para seus franqueados.
3. Reconhecimento de marca
Em grande parte dos casos, franqueados levam vantagem sobre empreendedores independentes quando se trata de reconhecimento de marca. Contudo, compradores de franquias também devem reconhecer o lado negativo do reconhecimento de marca: se o franqueador ou outro franqueado alcançam resultados negativos, toda a rede sofre o impacto.
4. Recursos operacionais
Redes de franquia tendem a ser mais populares com compradores que não possuem negócios caros ou experiência no mercado. Empresários experientes também podem comprar franquias, mas entrar para uma rede é mais atrativo para aqueles que buscam acesso a um sistema de negócios estabelecido, com suporte, rede de fornecedores e outros serviços. Empresários independentes, por outro lado, tendem a passar por isso sozinhos, mas também assumem controle total sobre as operações de sua empresa.