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Terceirização: Como pegar esta nova (antiga) onda!

 

 
   Todos nós já fazemos terceirização, seja ela legal ou de forma irregular. Sim, você, caro empresário, já faz terceirização irregular pois ao terceirizar sua contabilidade, já está fora do enquadramento da lei de terceirização existente no qual somente serviços de vigilância, limpeza e conservação podem ser terceirizados, o que mostra a inconsistência das leis atuais.

Mas esta matéria não é para dizer o que deve ou não deve ter na lei e sim para você, empreendedor, saber como pode atuar neste seguimento cada vez mais necessário, prestando de serviços diferenciados dos da concorrência e se preparar para as legislações que estão em trâmite no Congresso.
 
A forma mais comum da terceirização é o body shop, em que, literalmente, você deixa seu funcionário nas dependências do cliente. Mesmo com nomes mais “chiques” como BPO (Business Processes Operations), o resultado é o mesmo.

Vamos entender um pouco por qual motivo uma empresa terceiriza um processo ou área. Fazendo uma lista temos:
 
  • Flexibilidade em ampliar ou reduzir demandas, cabendo ao terceirizado ter o pool de operação necessário para absorver isto;
  • Facilitar o cálculo de custo por operação e rateio entre as áreas solicitantes;
  • Ter profissionais especializados em assuntos complexos como leis trabalhistas; assuntos jurídicos ou projetos de tecnologia;
  • Substituição de custos fixos por variáveis, e por esse motivo cabe à terceirizada controlar o desempenho e eficiência do time;
  • Minimizar passivos trabalhistas (não deveria ser um motivador, mas é um fato);
  • Redução de custos (outro que também não deveria ser um motivador).
 
Uma pesquisa realizada pela CNI mostrou que 91% das empresas adotam a terceirização para fins de redução de custo, aumento da qualidade 86% e uso de novas tecnologias 75%.

O fator de redução de custo denota claramente que a empresa contratante desconhece os processos atuais e seus reais custos. Ao contratar uma terceirizada cujo valor é menor que os gastos atuais, invariavelmente terá perda na qualidade dos serviços.

Nós, empreendedores, que queremos nos diferenciar, temos que nos ater a dois indicadores: o aumento da qualidade e uso de novas tecnologias. Mas, na prática, o que deve ser feito?

Se coloque no lugar do cliente: ele não quer resolver problemas como férias, realocação de pessoal e muito menos ensinar novamente os processos da empresa para um outro terceirizado. Ele quer fazer um pedido e ter o produto ou serviço pronto, no prazo combinado.

Qualquer que seja a empresa que terceiriza serviços deve ser primeiramente especializada em processos e gestão do conhecimento, capaz de colocar um novo funcionário atuando nos processos do cliente como se já fizesse isto há anos.

Outro fator importante é trazer transparência e ver o que ocorre dentro do seu processo. Não mostre quantos funcionários você tem e sim quantos processos você executa por dia, quantos estão travados, controle listas de melhorias, entre outras. Transparência no processo não é mostrar dados de sua performance interna, ok? Isto é o seu business, seu diferencial.

Fuja do foco da terceirização paga por número de funcionários, atue no processo e no resultado final, o que irá permitir que a sua empresa obtenha receita por ter o melhor know-how em relação aos seus concorrentes que apenas fazem body shop.

 

Fernando Angelieri é formado em Processamento de Dados pela FASP, com MBA em Gestão Estratégica de TI pela FIAP e em Administração pela FVG. Atuou em grandes empresas como Accenture e Microsoft e atualmente é um dos fundadores da TradingWorks, ferramenta na nuvem com foco na gestão de timesheet, atividades e projetos.

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