O mercado está sofrendo mudanças constantes nos últimos anos. Afinal, o impacto da transformação digital vem alterando o comportamento dos consumidores de forma estrutural, e é preciso que as empresas possuam estratégias e se adequem a esses novos movimentos para que consigam se manter competitivas no seu setor.
Por isso, separamos neste artigo algumas tendências que podem ser esperadas de forma que a sua empresa consiga estar preparada e já comece um planejamento com foco em atender essas principais demandas. Confira com a gente e fique por dentro!
Omnicanalidade
A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de digitalização e nos trouxe a real necessidade de se trabalhar operações digitais e físicas ao mesmo tempo.
Com o crescimento constante das compras online, é perceptível que o consumidor brasileiro está cada vez mais confiante na realização desses processos pela internet, algo que até então possui certa relutância de algumas pessoas que não se sentem seguras nesse ambiente.
O que podemos adiantar é que devido a retomada do mercado de trabalho presencial, é esperado que os pontos físicos voltem a ganhar relevância no próximo ano, algo que deve ser levado em conta na sua estratégia. É provável que o impacto afete todas as esferas de consumo, do começo até o fundo do funil de vendas, por isso, é importante que a sua empresa esteja presente em todas essas etapas, ofertando o maior leque possível de soluções.
Nesse sentido, olhar para a omicanalidade da sua empresa é fundamental, pois a integração dos canais digitais e físicos é a chave do sucesso. Com um mercado cada vez mais digital, a valorização do mobile first e a adequação dos pontos de venda precisam ser prioridade, na oferta de entregas diferenciadas e ágeis, propondo maiores facilidades que tornem a experiência do cliente ainda melhor. Alguns exemplos que podemos dar são: compras online e retiradas na loja, totens digitais nos pontos de venda para agilizar os pedidos, adequação das lojas e campanha nas redes sociais e etc.
Humanização e Inteligência Artificial (IA)
Sim, humanização é a palavra da vez. Num mundo cada vez mais digital, é muito importante que a sua marca traga para o consumidor o sentimento de proximidade e exclusividade, com uma comunicação assertiva e humana. Essas ações podem ser implementadas no sistema de atendimento da sua empresa, que pode até utilizar do conversational commerce, nova modalidade que permite a finalização de uma compra online no formato de diálogo com atendentes.
Ainda nesse sentido, a utilização da Inteligência Artificial também estará mais presente, por meio do uso de chatbots e robôs de teleatendimento. Por isso, é importante também haver um olhar sobre a personalização e gestão dessas novas tecnologias, para que sejam de fato úteis para o consumidor, cada vez mais exigente e impaciente.
Proteção de dados
Esse é um ponto fundamental. Quando falamos que o consumo tem sido cada vez mais digital, falamos em gestão de dados. Sendo assim, as empresas estão suscetíveis a ataques cibernéticos, o que exige um maior investimento em proteção e atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É de suma importância que as empresas que possuem formulários de captação de leads ou e-commerce, cumpram as normas para evitarem penalizações e multas indevidas que prejudiquem os negócios.
Gestão automatizada
A partir do momento que falamos em processos digitais e ágeis, não podemos deixar de mencionar a importância de se manter uma organização e planejamento das operações.
Nesse sentido, manter uma gestão automatizada do seu negócio, com uma estrutura organizada e integrada a um processo comercial que dê toda uma visão clara dos pontos básicos:
- Volume de vendas;
- Produtos mais vendidos;
- Visão dos pedidos (entradas e saídas);
- Clientes recorrentes e mais engajados.
Essas visões são importantes e trazem dados que podem nortear sua estratégia de vendas. Por isso, utilizar uma gestão automatizada e tecnologia em nuvem é uma tendência que precisa ser vista com prioridade pelas empresas, já que afeta toda a estrutura e gestão do seu negócio.
ESG
Trabalhar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) na sua empresa é hoje uma necessidade. Isso porque, além de impactar positivamente e influenciar a escolha dos consumidores, também possui importância de forma estrutural mercadológica, pois essas ações são vistas efetivamente como boas práticas do mercado, influenciando decisões de parcerias, sociedade e negócios em geral.
Como vimos, o mercado está em constante evolução e é cada vez mais importante estar atento e preparado para a implementação de estratégias que envolvam digitalização de processos e estejam de acordo com pontos importantes, como LGPD e ESG. Continue acompanhando o nosso portal e fique por dentro das principais atualidades para otimizar o seu negócio em 2022.
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