Foto: Envato Elements
Muitas vezes subestimada, os setores de qualidade e satisfação do cliente com um produto ou serviço são dos segmentos mais importantes da gestão de uma empresa.
É muito importante que, na condução da companhia, esses pontos recebam foco adequado e uma atenção especial no andamento e resultados.
A valorização da qualidade e satisfação do cliente vai além de um sorriso no rosto do consumidor – é um importante e valioso indicador de uma série de pontos estratégicos para seus negócios.
Vamos falar de alguns deles aqui.
Satisfação do cliente é importante na fidelização
Mais que um grande número de clientes, as empresas buscam clientes fiéis.
A fidelização do consumidor é importante para a manutenção dos negócios, a entrada de investimentos e a garantia de saída de produtos e novidades.
Outro ponto importante está ligado à rejeição. Um cliente satisfeito não desaparece do dia para a noite.
Sua empresa, seus produtos e serviços estarão sempre ocupando um espaço importante na preferência desse consumidor, que não vai abandonar facilmente esse relacionamento.
É um diferencial e tanto
Uma empresa que tenha uma preocupação sólida com os preceitos de qualidade e satisfação do cliente tende a utilizar isso como uma virtude ante os intensos cenários de competição.
Como dito anteriormente, bons resultados nesses segmentos representam índices que podem ser explorados.
Uma empresa admirada pelos clientes tem peso duplo na hora da escolha ou indicação de novos consumidores. Faz muito bem para os negócios!
Vai além do preço
O papel da qualidade e satisfação do consumidor é tão relevante no andamento dos negócios de uma empresa que, acreditem, pode até superar o preço.
Pesquisas internacionais apontaram que clientes estão mais interessados em garantia de bom atendimento e recebimento de uma boa mercadoria ou prestação de serviços.
E isso vence, até mesmo, um preço mais barato.
Isso seria um sintoma do medo da expressão “comprar gato por lebre”. Ou seja, é preferível pagar um preço um pouco mais alto e ter a certeza de uma boa entrega, do que se arrepender com um produto barato e de má qualidade.
*Fique de olho nessas métricas e valorize bem esses departamentos. Escolha bons profissionais para a condução dessas atividades e esteja sempre atento aos relatórios produzidos. Vai valer a pena!