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Quais são as principais diferenças entre a administração de uma franquia e a gestão de uma empresa tradicional? Como funciona a relação entre o franqueador e franqueado? Refletir sobre essas questões é importante para quem deseja ter uma rede de franquias ou já gerencia uma.
Para ajudá-lo, o Santander Negócios & Empresas conversou com 2 empreendedores donos de franquias sobre diversos temas de relevância. Acompanhe:
Quais são as principais diferenças entre a administração de uma franquia e a gestão de uma empresa tradicional? Como funciona a relação entre o franqueador e franqueado? Refletir sobre essas questões é importante para quem deseja ter uma rede de franquias ou já gerencia uma.
Para ajudá-lo, o Santander Negócios & Empresas conversou com 2 empreendedores donos de franquias sobre diversos temas de relevância. Acompanhe:
O APOIO DO FRANQUEADOR AO FRANQUEADO
1. Paulo Gomes, gerente do CERS Centro de Estudos
O apoio oferecido inclui desde a montagem da franquia até a captação de clientes: escolha do ponto, projeto arquitetônico, abertura da empresa, marketing em geral, contratação de colaboradores, treinamento da equipe e de novos franqueados; completo sistema de gestão, inauguração e auxílio comercial para captação de clientes.
2. Roberto Massinelli Jr, Diretor de Marketing do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
Oferecemos suporte ativo em todas as áreas do negócio por meio de visitas dos nossos consultores, do nosso sistema interno e demais canais de comunicação. A franqueadora monitora os indicadores de todas as franquias e age tanto de forma preventiva como de maneira mais incisiva nas unidades que requerem maior atenção.
INOVAÇÃO E MUDANÇAS
1. Paulo Gomes, gerente do CERS Centro de Estudos
As redes de franquias não devem ser engessadas. Devemos sempre ouvir as sugestões e ideias dos nossos franqueados, pois eles vivenciam o dia a dia da unidade e conhecem melhor sua região do que qualquer pesquisa de mercado.
2. Roberto Massinelli Jr, Diretor de Marketing do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
O franqueado participa do processo por meio de um conselho criado para esta finalidade. Há representantes de franqueados por regiões do País e quando surgem necessidades de inovação na rede, o conselho é acionado.
A RELAÇÃO IDEAL
1. Paulo Gomes, gerente do CERS Centro de Estudos
Transparência, confiança e muito trabalho. Essa é a relação ideal! Nós, da franqueadora, sabemos que cada um deles dará o máximo de si para alavancar o negócio e alcançar os resultados. Da mesma forma, eles sabem que também podem contar comigo e com toda a equipe para ajudá-los nesta jornada.
2. Roberto Massinelli Jr, Diretor de Marketing do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
Se constrói apoiada na confiança e respeito. O diálogo é sempre o melhor caminho para se manter uma boa relação entre os dois lados, afinal, é vantagem para ambos que o negócio prospere já que em franquias existe uma relação de ganha-ganha muito forte.
TREINAMENTOS E AVALIAÇÕES
1. Paulo Gomes, gerente do CERS Centro de Estudos
Normalmente, o treinamento é realizado na sede da franqueadora. De forma bem objetiva e dinâmica, o novo franqueado passa por todos os setores da empresa, testes de campo, trabalho em equipe e simulações da rotina dele na unidade.
2. Roberto Massinelli Jr, Diretor de Marketing do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
Temos treinamentos presenciais e à distância através da UNICEBRAC, nossa universidade corporativa. Todos passam por exercícios presenciais na franqueadora, para conhecer o funcionamento do negócio na prática e várias atividades são submetidas à avaliação.
DICAS PARA UM FRANQUEADO
1. Paulo Gomes, gerente do CERS Centro de Estudos
Escolha um segmento de franquia que você goste de trabalhar; não acredite em propostas que ofereçam dinheiro fácil e pouco trabalho; conheça bem a franqueadora em que você vai investir seu tempo e seu dinheiro e não trate como um simples projeto, mas sim um projeto para sua vida.
2. Roberto Massinelli Jr, Diretor de Marketing do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
Procure sempre o suporte da franqueadora caso haja dúvidas; participe de todos os treinamentos oferecidos; mantenha todas as áreas afinadas com os processos estabelecidos pela franqueadora e compartilhe os cases de sucesso com a mesma.
1. Paulo Gomes, gerente do CERS Centro de Estudos
O apoio oferecido inclui desde a montagem da franquia até a captação de clientes: escolha do ponto, projeto arquitetônico, abertura da empresa, marketing em geral, contratação de colaboradores, treinamento da equipe e de novos franqueados; completo sistema de gestão, inauguração e auxílio comercial para captação de clientes.
2. Roberto Massinelli Jr, Diretor de Marketing do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
Oferecemos suporte ativo em todas as áreas do negócio por meio de visitas dos nossos consultores, do nosso sistema interno e demais canais de comunicação. A franqueadora monitora os indicadores de todas as franquias e age tanto de forma preventiva como de maneira mais incisiva nas unidades que requerem maior atenção.
INOVAÇÃO E MUDANÇAS
1. Paulo Gomes, gerente do CERS Centro de Estudos
As redes de franquias não devem ser engessadas. Devemos sempre ouvir as sugestões e ideias dos nossos franqueados, pois eles vivenciam o dia a dia da unidade e conhecem melhor sua região do que qualquer pesquisa de mercado.
2. Roberto Massinelli Jr, Diretor de Marketing do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
O franqueado participa do processo por meio de um conselho criado para esta finalidade. Há representantes de franqueados por regiões do País e quando surgem necessidades de inovação na rede, o conselho é acionado.
A RELAÇÃO IDEAL
1. Paulo Gomes, gerente do CERS Centro de Estudos
Transparência, confiança e muito trabalho. Essa é a relação ideal! Nós, da franqueadora, sabemos que cada um deles dará o máximo de si para alavancar o negócio e alcançar os resultados. Da mesma forma, eles sabem que também podem contar comigo e com toda a equipe para ajudá-los nesta jornada.
2. Roberto Massinelli Jr, Diretor de Marketing do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
Se constrói apoiada na confiança e respeito. O diálogo é sempre o melhor caminho para se manter uma boa relação entre os dois lados, afinal, é vantagem para ambos que o negócio prospere já que em franquias existe uma relação de ganha-ganha muito forte.
TREINAMENTOS E AVALIAÇÕES
1. Paulo Gomes, gerente do CERS Centro de Estudos
Normalmente, o treinamento é realizado na sede da franqueadora. De forma bem objetiva e dinâmica, o novo franqueado passa por todos os setores da empresa, testes de campo, trabalho em equipe e simulações da rotina dele na unidade.
2. Roberto Massinelli Jr, Diretor de Marketing do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
Temos treinamentos presenciais e à distância através da UNICEBRAC, nossa universidade corporativa. Todos passam por exercícios presenciais na franqueadora, para conhecer o funcionamento do negócio na prática e várias atividades são submetidas à avaliação.
DICAS PARA UM FRANQUEADO
1. Paulo Gomes, gerente do CERS Centro de Estudos
Escolha um segmento de franquia que você goste de trabalhar; não acredite em propostas que ofereçam dinheiro fácil e pouco trabalho; conheça bem a franqueadora em que você vai investir seu tempo e seu dinheiro e não trate como um simples projeto, mas sim um projeto para sua vida.
2. Roberto Massinelli Jr, Diretor de Marketing do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
Procure sempre o suporte da franqueadora caso haja dúvidas; participe de todos os treinamentos oferecidos; mantenha todas as áreas afinadas com os processos estabelecidos pela franqueadora e compartilhe os cases de sucesso com a mesma.
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