Antes de começar a precificação do seu negócio é importante que o empresário conheça bem as fases da sua empresa. Ter esse conhecimento faz com que ele escolha mais facilmente um período de maiores lucros para procurar os compradores. Afinal, a sua empresa precisa demonstrar bons resultados para ser vendida mais rapidamente.
Depois de escolher um bom momento para a venda é hora de determinar um valor para a sua empresa. Além de analisar os indicadores atuais, os empresários precisam fazer previsões de resultados. Atualmente, a sua empresa vale um determinado preço. Mas dependendo da previsão, daqui a alguns meses ela pode custar até duas vezes esse valor. Por isso, antes de determinar um valor, veja como o seu negócio deve se comportar nos meses seguintes. Essa previsão é importante para que você não tenha prejuízo ao realizar a venda.
Depois disso, é hora de colocar a sua empresa à venda. Quando os primeiros interessados aparecerem, você deve fazer uma lista com todas essas pessoas, além de determinar quais são os prós e contras de cada um. Descubra quais são as intenções de cada um deles, quanto eles estão dispostos a pagar e como seria o processo da venda. Além disso, tente encontrar o histórico desses compradores e ver se eles já adquiriram outras empresas anteriormente. Essa não deve ser uma informação determinante, mas conhecer o passado dessas pessoas pode ser uma boa medida para evitar problemas posteriores.
Ficando atento a esses aspectos, a venda do seu negócio ocorrerá de maneira tranquila e você poderá investir esse dinheiro em outras coisas, até mesmo em outro empreendimento. Boa sorte!