Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Quer contratar novos funcionários? Saiba o momento certo de tomar essa decisão

Sua empresa está dando mais certo do que nunca e, para que seu negócio não pare de crescer, você está pensando em contratar novos funcionários.

Mas... Você já parou para pensar se realmente está na hora de novas contratações?

Mesmo que seu orçamento esteja crescendo, nenhum parecer pode ser tomado às pressas sem qualquer tipo de planejamento. Um processo de contratação demanda tempo, disposição e também dinheiro. É uma decisão que deve ser feita com calma, cautela e de forma estratégica.

Por isso, antes de iniciar um processo de seleção e recrutamento, responda às três questões abaixo para descobrir se sua empresa está realmente apta a receber novos funcionários.

É O MOMENTO CERTO?

A pergunta base para qualquer tipo de decisão: é o momento certo? Analise os procedimentos e os funcionários da sua empresa para saber a resposta antes de optar por contratar novos colaboradores.

O processo de contratação leva de oito a dez semanas para ser concretizado, por isso, questione-se: você pode esperar esse tempo para entregar algumas demandas? Você ou algum funcionário podem dedicar esse tempo para o procedimento e depois para o treinamento do potencial empregado?

Se você já firmou parceria com clientes e precisa entregar trabalhos, talvez não seja a hora certa de contratar uma pessoa, mas sim de remanejar sua equipe – a não ser que seu time esteja desfalcado. A pressa pode fazer com que você contrate alguém que não se encaixa na cultura da empresa.

PRECISO CONTRATAR OU POSSO PROMOVER?

Observe todas as equipes que compõem sua empresa e olhe para cada membro desses times. Às vezes você está desperdiçando um talento e sequer sabe disso. Ao invés de contratar novos funcionários, que tal investir no desenvolvimento de quem já está trabalhando com você? Alguns de seus funcionários podem ter um potencial enorme de crescimento que só precisa ser instigado por meio de novas propostas e até mesmo treinamentos.

Além de ajudar a empresa a economizar, promover um funcionário estimula seu engajamento em relação à empresa e, consequentemente, mais motivação para entregar melhores resultados. Exemplos como o dele podem, ainda, incentivar a equipe a buscar entregar sempre o melhor para também receberem oportunidades de promoção.

POSSO REALMENTE PAGAR POR ISSO?
Primeiramente, analise as receitas da sua empresa. Você terá orçamento necessário para contratar uma nova pessoa e ainda arcar com salário e todos os benefícios? Recrutamento é uma das maiores despesas que uma companhia pode ter. O custo começa no processo seletivo e se estende para o pagamento acordado.

Um planejamento estratégico para a seleção e recrutamento de pessoas é necessário para que os custos não sejam mais altos do que esperado. Decida como vai divulgar a vaga, como vai selecionar os candidatos e quem realizará as entrevistas. Analise como o procedimento pode impactar a entrega de demandas dos funcionários que ficarão responsáveis pelo processo.

É importante ressaltar que uma pessoa que já está no mercado pode pedir um aumento de salário quando você demonstrar interesse por seu trabalho. Conte com isso também!

Post ID: | Current Page ID: 1294

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.