Clientes são a principal fonte de aprendizado de uma empresa: não adianta uma organização ser inovadora e manter-se atualizada às tendências do mercado, se não possui consumidores fiéis e satisfeitos.
Para definir objetivos e planos de ação efetivos, empresas precisam conhecer seus clientes. Caso contrário, seus esforços serão em vão: uma companhia precisa girar em torno do comportamento e da satisfação de seus consumidores para obter resultados efetivos.
Conheça quais lições clientes ensinam para empresas diariamente e reveja o posicionamento da sua organização. Será que você está valorizando os consumidores como deveria? Confira:
É PRECISO SABER ESCUTÁ-LOS
Uma empresa que não escuta seus clientes, definitivamente, não tem como avaliar se está indo para a direção certa. Consumidores gostam de comprar de locais que respondam às suas expectativas e necessidades, por isso, é fundamental que a organização valorize o feedback de seus consumidores, caso contrário, estará produzindo para não obter resultados promissores.
Escutar quem adquiriu o produto ou serviço é fundamental, afinal, ninguém conhecerá melhor do que quem utiliza. Criar um canal de atendimento ao consumidor e disponibilizar equipes para tirar dúvidas e responder aos questionamentos dos clientes é essencial para o desenvolvimento do negócio: os retornos sobre atendimento, qualidade ou até mesmo reclamações devem ser analisados de forma que tragam informações para melhorar a empresa, processos e a experiência do usuário.
CLIENTES PODEM CONTRIBUIR COM A EVOLUÇÃO DO NEGÓCIO
Clientes satisfeitos ajudam a aumentar a credibilidade de uma empresa no mercado. Quando uma organização valoriza o feedback de seu consumidor, consegue melhorar a qualidade de seus produtos e/ou serviços. Além disso, a companhia pode contar com a ajuda do comprador para expandir seu negócio, pois ele divulgará de forma espontânea o que adquiriu para sua rede de contatos – mas só se tiver tido uma experiência positiva de compra.
O RELACIONAMENTO ENTRE EMPRESA E CLIENTE DEVE SER CONTÍNUO
Para que um consumidor se torne um cliente fiel de uma empresa, precisa sentir que é valorizado pela organização. Ou seja, a companhia não pode se preocupar com seu comprador apenas durante o processo de compra, como também no pós-venda: ao ser lembrado e bem tratado por uma empresa, voltará a comprar seus produtos e ainda indicará o serviço para pessoas próximas.
Como estreitar esse relacionamento? Simples! Basta criar ações exclusivas para os clientes, como promoções ou teste de produtos, e investir em comunicações pessoais, como e-mails de aniversário e outras datas festivas. Essas iniciativas devem ser pensadas de forma que o consumidor sinta que não foi esquecido pela empresa, ficando motivado para fazer novas compras e contribuir com o desenvolvimento do negócio.