Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Proteções que toda pequena empresa deve ter

Proteção para sua empresa, benefícios para seus funcionários. Os seguros empresariais são grandes aliados dos empreendedores. São diversas modalidades e coberturas para deixar sua empresa e seus colaboradores protegidos, afinal imprevistos acontecem e, pior do que passar por eles, é não estar preparado para isso. 

Descubra quais são os seguros que todo empreendedor deve ter e veja quais coberturas são as mais adequadas para sua realidade:

Seguro patrimonial

Como o nome diz, é o seguro que protege o patrimônio de sua empresa. Uma das principais coberturas é a proteção no caso de incêndio, quedas de raio ou explosões, que reembolsa as perdas de equipamentos diante de ocorrências desse tipo. Porém, é possível incluir coberturas complementares, como, por exemplo, a que garante o pagamento de aluguel em outra localidade enquanto não é possível voltar aos trabalhos no local que pegou fogo; ou que prevê o pagamento das despesas fixas da empresa enquanto ela permanece fechada por causa de um incêndio. 

Outra proteção que pode ser incluída no seguro patrimonial é a cobertura de responsabilidade civil. Essa modalidade garante o reembolso das quantias relativas à reparação de danos materiais e/ou pessoais que venham a ser causados pela sua empresa a terceiros. Por exemplo, se sua empresa for responsabilizada na justiça porque um cliente ou fornecedor se machucar dentro do seu estabelecimento ou um funcionário, ao prestar um serviço, danificou algo no ambiente do cliente, essa cobertura pode ser acionada. 

Existem diversas outras coberturas, aliás:  proteção contra roubo ou furto qualificado; danos elétricos; quebras de vidros, letreiros ou luminosos; deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados e muitas outras. 

Para escolher qual incluir, o ideal é fazer uma análise dos principais riscos que sua empresa está sujeita, como você acredita que poderia dar continuidade a seus negócios caso eles ocorressem e, assim, identificar aquilo que, diante da falta de alternativas, poderia ser resolvido com a contratação de uma determinada cobertura.

Na hora de escolher qual seguradora contratar, é interessante avaliar, também a oferta de assistências disponibilizadas como benefícios para o contratante. Clientes Santander, por exemplo, têm acesso a diversas assistências que representam economia e uma ajuda importante no dia a dia empresarial. Dependendo do tipo de plano contratado, é possível contar com assistência emergencial 24 horas, que inclui, entre diversos itens, chaveiro, encanador, eletricista, e até mesmo, serviço de vigilância, no caso de um arrombamento ou outras situações que deixe seu comércio ou escritório vulnerável. Outra assistência ajuda o seu negócio a ser ambientalmente responsável, oferecendo orientação ambiental e consultoria sustentável, além possibilitar a retirada para descarte correto (ou doação par quem você indicar) de móveis e equipamentos eletrônicos sem uso. Essa são apenas algumas das possibilidades: há assistências para diferentes necessidades empresariais.

Seguro de vida sócio

Contar com esse seguro é ter a garantia de que deixar um apoio financeiro para sua família no caso do seu falecimento. Além disso, é possível incluir a cobertura que garante uma indenização em caso de uma doença grave, algo fundamental para quem, como todo o empreendedor, não tem como continuar recebendo salário caso adoeça. Ao contemplar essa cobertura, você recebe um valor ainda em vida e pode usar como quiser, seja para manutenção das contas pessoais ou da empresa, seja no pagamento de medicamentos ou tratamentos.

Contratando pelo Santander, inclusive, é possível adicionar uma cobertura específica para um check-up médico anual, que inclui consulta e todos os exames médicos laboratoriais necessários para avaliar sua saúde. Excelente para o pequeno empreendedor que, pela correria do dia a dia, tem dificuldade de monitorar seu estado de saúde.

Seguro de vida para seus funcionários 

São várias as vantagens de oferecer seguro de vida para quem trabalha na sua empresa. Primeiro, este é um diferencial importante, que ajuda a reter bons profissionais. Segundo, significa um apoio relevante para a família de quem contribuiu para o dia a dia do seu negócio. E, finalmente, dá a proteção que seu negócio precisa ter caso o funcionário sofra algum acidente no local de trabalho e/ou no caminho de ida e volta (a Justiça vem, em alguns casos, responsabilizado o empregador por algum imprevisto nesse trajeto). 

E se você acha que esse produto só é acessível para quem tem uma equipe numerosa, saiba que algumas seguradoras disponibilizam essa opção para pequenos empresários. É o caso do Santander, cujo seguro Vida Empresa pode ser contratado a partir de duas vidas.

Seguro odontológico para você (sua família) e seus funcionários

Oferecer um seguro odontológico como benefício, contribui para a saúde e motivação da sua equipe. E você sabe: funcionários saudáveis e motivados são mais produtivos, impactando positivamente no dia a dia do seu negócio. Um seguro odontológico costuma incluir cobertura para urgências e emergências, consultas, limpeza dentária, raio-x, restaurações. 
Assim como o seguro de vida, esse também é um seguro que um pequeno empreendedor pode ter acesso. O Santander possui planos a partir de dois beneficiários, sendo que você pode, inclusive, incluir cônjuge ou companheiro(a) e filhos(as). E o melhor: o valor de contratação é bastante acessível. Fazendo as contas, é possível ver, que, o custo do plano (que conta com uma lista ampla de coberturas) acabando sendo pago com o que se gastaria fazendo uma simples limpeza e uma restauração. Vale conferir. 

Quer mais dicas para a gestão de seu pequeno negócio? Confira os conteúdos preparados pelo Portal Avançar.
 

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.