Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Por que sua empresa deve ser sustentável

Foto: Shutterstock

Em um futuro próximo, a vantagem competitiva das empresas estará relacionada com o alinhamento de ações sustentáveis com a rentabilidade da companhia. Ou seja, organizações que não investirem no desenvolvimento social das comunidades nas quais estão inseridas, perderão destaque no mercado.

Ser sustentável é saber definir as ações e iniciativas da empresa pela ética e pelo respeito ambiental, promovendo o desenvolvimento e o fortalecimento da própria organização e de todos que se relacionam com ela. Companhias tem papel fundamental na disseminação de práticas de sustentabilidade, já que, sem elas, a economia não funciona. Além desses motivos, entenda por que sua empresa deve tornar-se sustentável:

LUCRO
Iniciativas sustentáveis possuem impacto direto no desempenho da empresa, em sua produtividade – e, portanto, em seu lucro.

As despesas de uma organização com iniciativas sustentáveis tornam-se vantagens competitivas, pois estimulam o bem-estar dos funcionários e, consequentemente, um melhor desempenho dos colaboradores; redução no impacto ambiental, o que leva à adequação de leis e diminuição do risco de multas para a companhia; além de diminuição ou escassez de desperdício de água, recursos naturais, e energia – o que impacta diretamente o orçamento da empresa.

SOCIAL
A gestão empresarial sustentável tem um papel muito importante: a empresa serve de exemplo para seus funcionários, clientes, stakeholders e parceiros, que, a partir de iniciativas da organização, são motivados a mudarem seus hábitos, tornando-se mais conscientes em relação ao meio ambiente e à sociedade e disseminando a importância da sustentabilidade na vida da população.

FUTURO
Grandes companhias, no Brasil e no mundo, já se posicionaram como empresas sustentáveis, pois, no futuro, empresas que não mudarem seu posicionamento perante a sociedade e o meio ambiente, tendem a falir. Não é exagero: a sustentabilidade nas empresas será crucial para a preservação do planeta e o desenvolvimento social em todas as regiões – quem não se comprometer em fazer parte da mudança, ficará para trás.

Investidores, inclusive, já vêm preferindo aplicar em organizações que prezam pela sustentabilidade.

IMPACTO ECONÔMICO
Membros da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Empresarial revelaram, em 2016, que os modelos de negócios sustentáveis poderiam abrir oportunidades econômicas no valor de pelo menos US$ 12 trilhões e gerar até 380 milhões de empregos por ano até 2030. Definir metas para a economia mundial relacionados à sustentabilidade pode gerar uma mudança radical no crescimento e na produtividade.

Quer acessar outros conteúdos para ajudar a desenvolver os seus negócios? O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 2256

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.