Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Por que ser sustentável é um bom negócio

Foto: Shutterstockxx

Sustentabilidade empresarial representa ações de uma companhia baseadas no respeito ao meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da sociedade. Para que uma empresa seja considerada sustentável, ela deve adotar práticas que não agridam o meio ambiente e que colaboram para o desenvolvimento do local na qual está inserida.

Rebecca Henderson, presidente do grupo Talent Solutions e reconhecida como uma das líderes mais inovadoras da indústria, falou sobre a importância da sustentabilidade em palestra ministrada na HSM Expo 2016, realizada em São Paulo, ressaltando não apenas os problemas sociais, mas também a desigualdade e pobreza no mundo.

Ser sustentável é sim um bom negócio, e a empresária deu quatro razões do porquê a prática funciona bem para as empresas. Confira:

1. PROTEGE A MARCA
Com a rapidez com que as notícias são compartilhadas e comentadas, dificilmente as redes sociais e a internet vão perdoar uma marca que seja exposta com práticas não-sustentáveis. Quanto mais transparente uma organização for, melhor. Ao esconder informações, uma empresa corre o risco de ter sua reputação manchada para sempre.

2. GARANTE RECURSOS NATURAIS PARA O FUTURO
A maioria das empresas depende não só de recursos humanos, mas também de recursos naturais para seu funcionamento, como água e minerais. É muito importante avaliar a escala com a qual a companhia os utiliza, evitando ameaçar seu reabastecimento. Por exemplo, de acordo com projeções recentes, os combustíveis fosseis estão ameaçados de não serem mais uma fonte viável de energia em 2025, de modo que as organizações precisariam estar se adaptando desde já para manterem-se competitivas.

3. PODE TRAZER LUCRO
Utilizar menos recursos e reutilizá-los sempre que possível: principal proposta da sustentabilidade para deixar o sistema de uma operação mais simples e gerando ainda mais lucros. A ações podem ser feitas por meio de reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica. O Wallmart, por exemplo, após aumentar a eficiência de seu processo de logística, conseguiu economizar um bilhão/ano.

4. OFERECE AOS CONSUMIDORES PRODUTOS DIFERENCIADOS – E SUSTENTÁVEIS
A sustentabilidade fideliza o público ao oferecer uma característica a mais para seu produto, pela qual os consumidores não estão dispostos apenas a pagar mais, mas sim a comprar sempre. O mercado que oferece produtos que não só satisfazem o cliente, como também fazem bem para o meio ambiente está em ascensão. É o exemplo da marca de cosméticos Lush, que tem como slogan “Fighting Animal Testing” (lutando contra os testes em animais).

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças 
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

 

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.