Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Saiba como elaborar um planejamento estratégico em 3 passos




Ninguém faz uma viagem sem antes planejar quanto vai gastar, onde vai ficar e como chegar, não é mesmo? Planejar estrategicamente um negócio segue o mesmo princípio, uma vez que trata de dar conta dos recursos necessários à sua jornada antes dela começar.

Para isso, é fundamental seguir os passos que descrevemos a seguir. Vale a leitura atenta ou salvar nos favoritos, pressionando Ctrl+D se estiver no PC.

1. Conheça a realidade interna e externa

Comparamos o planejamento estratégico a um plano de viagem, certo? Essa comparação serve para evidenciar a importância de antecipar respostas em função de um percurso que começa. Deverão estar muito claros:

  • seus pontos fortes e fracos;

  • ameaças externas;

  • recursos disponíveis.

Esse ponto de partida precisa ser identificado com total honestidade. Nessa parte, você precisa saber distinguir com clareza o que vem de fora e o que é de fato uma característica sua, tal como deve ser feito na análise SWOT, que significa:

  • S (strenght) — suas forças, conhecimento no ramo, experiência ou recursos disponíveis;

  • W (weakness) — fraquezas, como falta de experiência ou de infraestrutura, por exemplo;

  • O (opportunity) — as oportunidades que o mercado oferece, como falta de oferta de serviços;

  • T (threats) — as ameaças externas, como inflação, conjuntura política e outras.

 

Vamos imaginar que você e seus sócios estão projetando começar uma empresa que presta consultoria. Na análise SWOT, vocês identificaram como ponto forte a falta de concorrentes no mercado que pretendem explorar. Nesse caso, sua avaliação já começa equivocada, visto que a concorrência constitui um fator externo ao seu negócio.

Tenha bem definido o que é externo e o que é interno, para que seu planejamento comece do jeito certo.

2. Estabeleça objetivos claros

Sua empresa deve ter um ou mais objetivos muito bem definidos. Essas metas precisam considerar também o tempo necessário para serem alcançadas. Por isso, uma maneira de tornar o processo mais fácil é estipular objetivos por períodos de tempo de curto, médio e longo prazo.

No caso da empresa de consultoria, poderíamos estipular os seguintes objetivos:

  • curto prazo — garantir margem de lucro de 10% mensais dentro de um ano;

  • médio prazo — ser a empresa de referência na cidade de origem;

  • longo prazo — expandir as atividades em todo o território nacional.

Uma dica: prefira sempre traçar metas que sejam quantificáveis, isto é, que possam ser traduzidas em números. Para ser a empresa de referência, por exemplo, você pode definir como critério de quantidade as matérias veiculadas na mídia ou métricas sociais, como curtidas e compartilhamentos no Facebook. O importante é que se possa medir o progresso de forma consistente.

 

3. Desenvolva um plano de ação

Se a meta em longo prazo é expandir as atividades em todo o Brasil, o que sua empresa fará para isso? Enquanto as etapas anteriores focam na parte teórica, é pelo plano de ação que tudo ganhará forma.

Nessa fase, a captação dos recursos é fundamental. Garanta uma reserva financeira, prevendo possíveis empréstimos, financiamentos ou cotizando entre os sócios. Cumprida essa etapa, serão necessárias reavaliações periódicas, até porque todo planejamento está sujeito a falhas.

Reavalie os resultados obtidos confrontando com as projeções iniciais, faça correções dentro do que a realidade permitir e adapte seu planejamento estratégico sempre que necessário!

Entenda que planejar de forma eficiente é uma tarefa que deve ser pensada, preferencialmente, por mais de uma cabeça. É por isso que o Santander Empresas se coloca ao seu lado na fase mais crítica de seu negócio. Faça contato agora mesmo, teremos muito prazer em conversar e apresentar soluções para você!

Post ID: | Current Page ID: 5563

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.