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O Netflix é uma empresa que tem crescido rapidamente e está sempre em busca de inovações. Recentemente, a rede de streaming anunciou que pretende dobrar o número de séries e filmes originais na plataforma em 2016. Mas qual é o segredo do grande sucesso? Como eles fazem isso?
O Netflix é uma empresa que tem crescido rapidamente e está sempre em busca de inovações. Recentemente, a rede de streaming anunciou que pretende dobrar o número de séries e filmes originais na plataforma em 2016. Mas qual é o segredo do grande sucesso? Como eles fazem isso?
Em um artigo no LinkedIn, o ex-funcionário Barry Enderwick, que trabalhou por 11 anos na área de marketing da companhia, compartilhou algumas lições que podem ser aprendidas com o Netflix. Segundo Enderwick, o sucesso da empresa é uma combinação de decisões inteligentes baseadas em estratégia, tempo e um pouco de sorte. Confira algumas estratégias explicadas por ele:
1. Posicione a sua marca
Dica: Uma pesquisa de marca bem posicionada fornece orientação estratégica para tudo o que a empresa faz.
Enderwick conta que, quando começou no Netflix, em 2001, a posição de marca não expressava exatamente o que o cliente poderia ter de diferente escolhendo a empresa. No entanto, em 2004, após uma pesquisa, a posição de marca foi definida como 'Movie enjoyment made easy' ('Veja filmes de forma fácil'). Segundo o antigo funcionário, daquela época em diante, todos os projetos foram alinhados à nova posição.
2. Fortaleça a sua cultura organizacional
Dica: O pensamento estratégico aplicado à cultura da empresa proporciona clareza para tudo e isso gera ganhos.
Enderwick conta que, algum tempo após ele começar a trabalhar no Netflix, a cultura definida foi de 'alto desempenho'. Isso significava que os colaboradores deveriam ser adultos responsáveis por suas próprias decisões e consequências.
3. Adote estratégias
Dica: Ter uma estratégia não só fornece orientação em longo prazo, mas também pode impedir uma possível concorrência.
Segundo Enderwick, trocar a estratégia de serviço de entregas de DVD para uma assinatura mensal do serviço permitiu ao Netflix ajustar seu produto ao mercado. Além disso, a medida fez com que a empresa se posicionasse contra a concorrência.
4. Não tenha medo de reverter uma decisão
Dica: Reveja sempre suas decisões. Às vezes, reverter uma decisão pode parecer incerto, mas será compensador em longo prazo.
Enderwick conta que apesar de investir intensamente na divulgação, a decisão de acabar com o Netflix Box não foi fácil, mas era coisa certa a se fazer. Na época, todo o investimento foi perdido, pois a empresa precisava convencer marcas como Sony e Samsung a incluir o Netflix em seus dispositivos.
5. Retenha seus clientes
Dica: Quanto maior o valor da empresa, maior a retenção de consumidores.
De acordo com Enderwick, o Netflix sabe como usar o Big Data para agregar mais valor à companhia. Ele conta que a empresa aproveitou sua base de dados para fazer 'apostas inteligentes'. Dessa forma, criar conteúdos novos e originais acrescenta valor ao cliente e, consequentemente, maior retenção.
1. Posicione a sua marca
Dica: Uma pesquisa de marca bem posicionada fornece orientação estratégica para tudo o que a empresa faz.
Enderwick conta que, quando começou no Netflix, em 2001, a posição de marca não expressava exatamente o que o cliente poderia ter de diferente escolhendo a empresa. No entanto, em 2004, após uma pesquisa, a posição de marca foi definida como 'Movie enjoyment made easy' ('Veja filmes de forma fácil'). Segundo o antigo funcionário, daquela época em diante, todos os projetos foram alinhados à nova posição.
2. Fortaleça a sua cultura organizacional
Dica: O pensamento estratégico aplicado à cultura da empresa proporciona clareza para tudo e isso gera ganhos.
Enderwick conta que, algum tempo após ele começar a trabalhar no Netflix, a cultura definida foi de 'alto desempenho'. Isso significava que os colaboradores deveriam ser adultos responsáveis por suas próprias decisões e consequências.
3. Adote estratégias
Dica: Ter uma estratégia não só fornece orientação em longo prazo, mas também pode impedir uma possível concorrência.
Segundo Enderwick, trocar a estratégia de serviço de entregas de DVD para uma assinatura mensal do serviço permitiu ao Netflix ajustar seu produto ao mercado. Além disso, a medida fez com que a empresa se posicionasse contra a concorrência.
4. Não tenha medo de reverter uma decisão
Dica: Reveja sempre suas decisões. Às vezes, reverter uma decisão pode parecer incerto, mas será compensador em longo prazo.
Enderwick conta que apesar de investir intensamente na divulgação, a decisão de acabar com o Netflix Box não foi fácil, mas era coisa certa a se fazer. Na época, todo o investimento foi perdido, pois a empresa precisava convencer marcas como Sony e Samsung a incluir o Netflix em seus dispositivos.
5. Retenha seus clientes
Dica: Quanto maior o valor da empresa, maior a retenção de consumidores.
De acordo com Enderwick, o Netflix sabe como usar o Big Data para agregar mais valor à companhia. Ele conta que a empresa aproveitou sua base de dados para fazer 'apostas inteligentes'. Dessa forma, criar conteúdos novos e originais acrescenta valor ao cliente e, consequentemente, maior retenção.
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