Foto: Envato Elements
Com um número crescente de consumidores, o e-commerce se consolidou como uma das principais estratégias de vendas para as empresas. Muitas delas mantêm sua presença apenas no ambiente online – e utilizam a praticidade da entrega dos produtos na casa do consumidor para criar seus modelos de negócio.
Uma vez que o mercado se estrutura através de tendências, um estudo da Ecomdash listou os principais nichos do e-commerce que devem ter destaque neste ano, com os melhores produtos para vender on-line. Confira a seguir quais são eles.
1) Caixas de assinatura
O mercado de produtos e serviços por assinatura aumentou mais de 100% ao ano nos últimos cinco anos. Com essa expansão, é preciso encontrar um nicho dentro de um nicho para ter sucesso no mercado. Um exemplo: produtos básicos que as famílias normalmente compram (como alimentos e bebidas locais, biscoitos e lanches especiais, produtos de higiene pessoal orgânicos que são substituídos regularmente, entre outros) são muito populares e o mercado ainda não está saturado com essas opções.
2) Treino Intervalado de Alta Intensidade
O modelo que visa a perda máxima de gordura é a maior tendência de condicionamento físico dos últimos anos, principalmente os equipamentos que suportam a modalidade de Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT, na sigla em inglês). Essa tendência engloba produtos como rastreadores de fitness, tapetes, bolas medicinais e rolos de espuma, entre outros.
3) Organização pessoal
A popularidade dos artigos de organização pessoal periódicos cresceu nos últimos dois anos. Formatos como bullet jornal e diversos tipos de planner (diário, semanal ou mensal) são opções interessantes para vender on-line.
4) Saúde e bem-estar
Produtos sem glúten, chás especiais e ingredientes com foco na desintoxicação são bastante procurados quando pensamos no crescente nicho de saúde e bem-estar. Vitaminas e suplementos continuam em alta.
5) Vestuário
Roupas são um nicho importante no e-commerce há tempos, por isso é importante encontrar um nicho dentro dessa categoria. Opções com bom desempenho são as roupas sustentáveis, esportivas, shapewear e aquelas que apoiam causas ou instituições de caridade específicas.
6) Equipamento de sobrevivência
Equipamentos com foco em sobrevivência representam um nicho que não está saturado e possui muitos produtos comercializáveis. Mochilas, isqueiros, facas, calçados, lanternas, equipamentos de camping, alimentos desidratados e kits de purificação de água são alguns dos itens mais procurados nessa categoria.
7) Colchões
O produto pode não parecer uma boa opção para e-commerce, mas existe uma tendência de colchões em caixas que está aquecida. Além disso, o estudo identifica espaço no mercado para a criação de nichos próprios.
8) Iluminação LED
Uma vez que quase toda a iluminação seja convertida para LED nos próximos anos, a demanda por esses produtos continuará a crescer. Luzes LED coloridas e iluminação LED inteligente – controlada por aplicativos e dispositivos inteligentes – são dois nichos que devem ser considerados.
9) Drones e acessórios
Drones especializados, como os subaquáticos e os de acompanhamento automático, estão se popularizando, assim como os acessórios para esses equipamentos.
10) DIY – ou Faça Você Mesmo
Com um apelo ao trabalho manual, itens ou materiais para projetos de artesanato permanecem uma tendência. O estudo aponta que a indústria de bricolagem deverá valer mais de US$ 13,9 bilhões até 2021, o que torna a demanda enorme. Ideias para projetos originais nesse ramo, que possam ser transformadas em kits, são muito bem-vindas.