Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Os erros mais comuns na hora de investir em uma franquia

Foto: Shutterstock

Franquias são uma opção mais segura para empreendedores que querem investir em um novo negócio. Como já faz parte de uma rede estruturada e conhecida no mercado, uma franquia já tem um público-alvo definido, possuindo menos chance de dar prejuízo. Porém, isso não significa que os riscos não existam. O empreendedor precisa ficar atento aos erros mais comuns cometidos por franqueados para que consiga alavancar o sucesso de seu novo empreendimento.

O primeiro erro de quem planeja abrir um negócio é não saber se realmente tem vontade de empreender. Para que a franquia gere resultados positivos, o empreendedor precisa conhecer e ter afinidade com o mercado que irá atuar e se perguntar se está preparado para gerenciar não só uma empresa, mas também todos os seus novos funcionários. Ser autoconfiante e ter coragem para aceitar riscos são características fundamentais para enfrentar esse momento.

Antes de investir de vez na franquia, o empreendedor também precisa estruturar um plano de negócios para avaliar a viabilidade de seu investimento. O planejamento precisa conter análises voltadas para o conceito da franquia, vantagem competitiva, região de atuação, perfil dos consumidores e mercado de atuação. Nele, também é preciso estar detalhado onde os recursos humanos, tecnológicos e financeiros serão alocados e como será feita a gestão.

É preciso verificar ainda se a franquia é apenas um modismo ou se tem possibilidade de se manter no mercado – ou de, pelo menos, passar por transformações. Existem diversos empreendedores que acabam investindo em um negócio tendência e acabam falindo por falta de procura. Pesquisar a concorrência também auxilia a compreender as necessidades do consumidor.

Para evitar esse e outros imprevistos, é importante conversar com outros franqueados da rede, para entender ainda mais sobre a marca e suas possibilidades, e participar de feiras de negócios, para se manter atualizado em relação às tendências do mercado.

Execução

O plano de negócios irá auxiliar o empreendedor a verificar se possui o montante necessário para aplicar em determinada franquia. Ou seja, o planejamento financeiro também é etapa fundamental para quem quer investir no novo negócio. É preciso analisar, de maneira detalhada, os gastos, investimentos e o possível faturamento da empresa.

Para auxiliar na análise, também é indicado fazer projeções de um cenário otimista e um pessimista – e verificar se possui condições de arcar com os custos nos dois casos.

O empreendedor precisa ter em mente de que o capital de giro da sua empresa (diferença entre o dinheiro que possui e o que gasta no negócio) precisa sempre estar disponível no caixa e, de preferência, com folga em relação aos cenários previstos, para garantir a sustentabilidade do negócio em caso de problemas financeiros.

Investi em uma franquia. E agora?

Caso tenha optado por adquirir uma franquia, um empreendedor que quer alcançar o sucesso em seu novo negócio precisa ter como foco a satisfação de seus clientes. Isso significa saber lidar com críticas – e aprender com elas – e sempre procurar fazer de tudo para que o consumidor se torne um comprador fiel da franquia. Atendimento é tudo, especialmente pós-venda. Mostrar que se importa com um cliente após sua compra também faz parte do processo de fidelização.

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.