Entre altos e baixos, o Twitter permanece mais vivo do que nunca, após 11 anos do seu lançamento, que movimentou, e muito, o mundo digital.
Hoje, é a oitava rede social mais utilizada do país e, por mais que o número de usuários tenha caído, continua sendo uma ótima opção para empresas que querem manter uma relação presente com seus consumidores e potenciais clientes.
Como funciona o Twitter
O Twitter promove um fluxo intenso de comunicação, permitindo que seus usuários postem, de forma ilimitada, atualizações (tweets) de até 140 caracteres e interajam um com os outros, de maneira prática e rápida. Nele, as informações devem ser condensadas e, ao mesmo tempo, chamativas.
Com a ascensão de outras plataformas, como o Facebook, usuários do Twitter passaram a utilizar mais a rede para acompanhar notícias, novidades dos segmentos de interesse e atuação de empresas. Isso significa que uma pessoa pode não postar muito em sua conta, mas que sempre está atento aos acontecimentos.
Por que uma empresa deveria investir no Twitter
A rede social pode ser uma plataforma de interação direta entre uma empresa e seu público-alvo, afinal, seu formato facilita que os usuários interajam entre si com mais praticidade.
Por meio dela, uma organização consegue promover uma boa imagem da marca interagindo diariamente com seu público-alvo, de acordo com que ele está interessado em ver – afinal, as notícias costumam sair e serem divulgadas mais rápidas no Twitter.
Além disso, na plataforma, a companhia consegue responder mais rápido aos questionamentos de consumidores que procuraram ou citaram a organização por meio da rede social.
Empresas que trabalham com marketing de conteúdo não podem deixar de divulgar suas ações no Twitter, uma maneira prática de atrair novos visitantes e potenciais clientes.
Feedback na rede social
Alguns consumidores acabam não dando feedback para empresas pois não querem falar ao telefone ou redigir um e-mail detalhado. Seja para uma reclamação ou até mesmo para um retorno positivo, o Twitter é o melhor canal aberto que uma empresa pode ter com seus clientes: de forma simples e nada burocrática as pessoas conseguem entrar em contato rapidamente com a organização, facilitando o atendimento e o retorno por parte da companhia.
Tendências e atualizações
Como dito anteriormente, as informações costumam ser divulgadas primeiramente no Twitter, especialmente porque a rede permite que um fato seja explicado em pouquíssimos caracteres, facilitando sua divulgação.
A rede social também permite que a empresa, com uma simples busca, além de visualizar opiniões sobre a própria marca, consiga ficar mais atualizada às tendências do mercado.
Quais são as melhores estratégias de atuação no Twitter
Não divulgue apenas conteúdo no perfil da empresa, interaja com os consumidores e usuários da rede social. Crie campanhas visuais, que estimulem as pessoas a não só clicarem no anúncio ou conteúdo, como também compartilhá-lo para sua rede pessoal.
A comunicação deve ser sempre direcionada ao perfil do seguidor, de forma que o estimule a interagir com o perfil da organização. Pessoas seguem perfis de empresas não só para promoções, mas sim para manterem-se informadas a respeito do que mais a marca tem a oferecer.