Administrar e equilibrar a vida profissional e pessoal é um grande desafio. Mas você já parou para pensar que algumas habilidades e capacidades aplicadas no mundo dos negócios também podem servir para gerir a rotina da família?
Em um recente TED Talk, a engenheira, advogada e mãe Leila Hoteit, que vive em Abu Dhabi, fornece algumas lições a partir da sua experiência. Nascida no Líbano e filha de um diretor de operações e uma dona de casa, Leila diz que, diferentemente da maioria, ela e a irmã foram incentivadas a estudar pelo pai. Eu fui uma das poucas jovens da minha geração que saiu de casa aos 18 anos para estudar fora, contou. Leila se tornou bacharel e phD em engenharia elétrica no Reino Unido e sempre circulou bastante por ambientes onde a maioria era homem.
Ao decidir investir em sua carreira e, ao mesmo tempo, ter filhos e construir uma família, ela diz que enfrentou diversas contestações. A partir de episódios em sua vida profissional e pessoal, ela tira a primeira lição: resiliência. Leila explica que aprendeu a transformar a negatividade dos outros em um próprio combustível. O sucesso é a melhor vingança.
Administre bem a sua vida pessoal para mantê-la separada da profissional. Este é o segundo aprendizado relatado por Leila. Para gerir bem a vida pessoal, a executiva destaca que é possível aplicar habilidades conquistadas na vida profissional. Veja abaixo 3 exemplos:
1. Administração de talentos
Na hora de escolher a pessoa ou instituição que irá cuidar dos filhos, Leila realizou a seleção baseada nos mesmo princípios que utiliza em sua empresa. De acordo com ela, além de selecionar com muito cuidado, é necessário empoderar este talento, para que ele fique seguro e realize o trabalho da melhor forma possível.
2. Delegue funções
Com o objetivo de aumentar a noção de responsabilidade da filha mais velha e intensificar a relação entre os dois filhos, Leila permitiu que a Alia ajudasse o pequeno Burhan a se alfabetizar. Segundo a executiva, a atitude fez com que todos fossem beneficiados. As mulheres árabes de sucesso que conheço encontraram, cada uma, uma forma de gerenciar sua vida enquanto continuam a assumir sua parte nas responsabilidades da casa, disse.
3. Una forças em vez de competir
De acordo com Leila, as mulheres árabes, com o tempo, perceberam que em vez de competir, irão se beneficiar mais ajudando umas às outras. Segundo a executiva, antes de atingir o sucesso, ela teve o suporte de outras mulheres. Hoje, tenho duas mulheres seniores na minha equipe, e promover o sucesso delas é o segredo para meu próprio sucesso.
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