Foto: Envato Elements
Além do lucro, promover a mudança na sociedade. Esse é o objetivo dos negócios de impacto social, termo que se consolidou no vocabulário corporativo nos últimos anos. Empresas desse tipo criam soluções e serviços que impactam principalmente as classes C, D e E, resolvendo ou atenuando um problema social ou ambiental.
O Sebrae destaca que existem diversos campos que geram oportunidades para que os pequenos negócios transformem realidades. Os principais são: acesso à educação; saúde e bem-estar; habitação e saneamento; energia; agricultura; alimentos e bebidas; serviços financeiros; e artesanato e economia criativa.
De acordo com a Artemisia, uma organização sem fins lucrativos pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil, as empresas com esse formato 'oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda'.
Algumas características desses negócios são:
- Foco na baixa renda: são desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda;
- Potencial de escala: podem ampliar seu alcance por meio da expansão do próprio negócio; de sua replicação em outras regiões por outros atores; ou pela disseminação de elementos inerentes ao negócio por outros empreendedores, organizações e políticas públicas;
- Impacto social relacionado à atividade principal: o produto ou serviço oferecido diretamente gera impacto social, ou seja, não se trata de um projeto ou iniciativa separada do negócio, e sim de sua atividade principal;
- Intencionalidade: possuem missão explícita de causar impacto social e são geridos por empreendedores éticos e responsáveis;
- Rentabilidade: possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade e não depende de doações ou subsídios;
- Distribuição ou não e dividendos: um negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas, não sendo, porém, esse, um critério para definir negócios de impacto social.
Para refletir sobre as mudanças que podem ser promovidas através dos negócios, o Programa Avançar irá realizar o evento “Impacto Social – Negócios que fazem bem ao Brasil”, no dia 8 de outubro. A palestra acontecerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e terá a presença de Rodrigo Vieira da Cunha, fundador do Humanos de Negócios, Daniela Leite, criadora do aplicativo Comida Invisível, Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, e Renato Dias, fundador do TAQE. Inscreva-se e participe. O evento será transmitido ao vivo aqui.