Foto: Divulgação/Acesso
A vontade de ter um lugar bom para as pessoas trabalharem tem que ser genuína e patrocinada pelo empreendedor ou principal executivo da empresa. Esse e o principal conselho do fundador da Acesso, Diego Martins. 'Se este não comprar a ideia verdadeiramente, nenhum líder ou membro da equipe a comprará', explicou.
A Acesso, antiga Acesso Digital, foi criada em 2007 com a missão de popularizar a digitalização de documentos no Brasil e o propósito de ser um lugar onde as pessoas pudessem ser felizes. A organização recebeu o premio de 3ª melhor empresa para trabalhar de TI, de acordo com o Great Place to Work. Segundo Martins, a inspiração veio do modelo de gestão e ambiente descontraído do Google, em que as pessoas são estimuladas a serem elas mesmas. E, paralelo a isso, na meritocracia da Ambev, onde as pessoas são desafiadas e precisam se superar constantemente. Confira 5 práticas da Acesso que podem servir como inspiração:
1. Incentivo para as pessoas serem elas mesmas
Desde o processo de Recrutamento & Seleção até a integração de um novo Ser Acesso (como são chamados os colaboradores), a empresa faz questão de deixar claro o quanto preza pela transparência e sinceridade das pessoas. 'Incentivamos que as pessoas tragam suas personalidades para a empresa, para criarmos um ambiente realmente feliz e sem julgamentos.'
2. Programas de valor
A Acesso tem 23 benefícios diferenciados que buscam proporcionar bem-estar, desenvolvimento e entretenimento aos Seres Acesso. 'Como exemplo, temos desde programas que custeiam intercâmbios para os Estados Unidos e Espanha, até manicure e massagem disponíveis no escritório, sem custo.'
Foto: Divulgação/Acesso
3. Projetos de autoconhecimento e visão de mundo
Como prezamos para que as pessoas sejam elas mesmas e trabalhem por uma causa, a companhia organiza diversas ações de autoconhecimento e visão de mundo aos Seres Acesso. 'Colocamos o colaborador em contato com historiadores (para entenderem nossas origens), políticos (para trabalharem o senso crítico e entenderam seus papéis no atual cenário do país), custeamos viagens a países desenvolvidos como Japão e Noruega, para que possam vivenciar as melhores práticas desses lugares.'
4. Conhecimento dos talentos internos
A Acesso estimula os colaboradores a crescerem rapidamente e proporciona oportunidades a todos. 'Sempre damos um desafio maior do que eles podem alcançar para incentivá-los a serem protagonistas, ambiciosos e melhores no que fazem.'
5. DNA
'Penso que as nossas crenças e atitudes fazem que todos estejam no mesmo barco e remem na mesma direção, pois nos momentos difíceis e nas conquistas da Acesso sempre nos respaldamos nos nossos valores'. Segundo Martins, A Acesso tem uma cultura enraizada e forte, pois não a impõe às pessoas, apenas a dissemina. 'Muitas pessoas nos procuram pelo ambiente, mas queremos aquelas que acreditamos que irão aderir à nossa cultura e DNA.'
Recentemente, a empresa identificou os Seres Acesso que acreditava que 'estavam no mesmo barco, mas remando em direções distintas' e optou por desligá-los. 'O que mais me impressionou neste processo foi saber que algumas pessoas já não estavam felizes, pois não se adaptaram com o crescimento da empresa, e, ao mesmo tempo, não tomaram a decisão por lealdade ou gratidão.'
A vontade de ter um lugar bom para as pessoas trabalharem tem que ser genuína e patrocinada pelo empreendedor ou principal executivo da empresa. Esse e o principal conselho do fundador da Acesso, Diego Martins. 'Se este não comprar a ideia verdadeiramente, nenhum líder ou membro da equipe a comprará', explicou.
A Acesso, antiga Acesso Digital, foi criada em 2007 com a missão de popularizar a digitalização de documentos no Brasil e o propósito de ser um lugar onde as pessoas pudessem ser felizes. A organização recebeu o premio de 3ª melhor empresa para trabalhar de TI, de acordo com o Great Place to Work. Segundo Martins, a inspiração veio do modelo de gestão e ambiente descontraído do Google, em que as pessoas são estimuladas a serem elas mesmas. E, paralelo a isso, na meritocracia da Ambev, onde as pessoas são desafiadas e precisam se superar constantemente. Confira 5 práticas da Acesso que podem servir como inspiração:
1. Incentivo para as pessoas serem elas mesmas
Desde o processo de Recrutamento & Seleção até a integração de um novo Ser Acesso (como são chamados os colaboradores), a empresa faz questão de deixar claro o quanto preza pela transparência e sinceridade das pessoas. 'Incentivamos que as pessoas tragam suas personalidades para a empresa, para criarmos um ambiente realmente feliz e sem julgamentos.'
2. Programas de valor
A Acesso tem 23 benefícios diferenciados que buscam proporcionar bem-estar, desenvolvimento e entretenimento aos Seres Acesso. 'Como exemplo, temos desde programas que custeiam intercâmbios para os Estados Unidos e Espanha, até manicure e massagem disponíveis no escritório, sem custo.'
Foto: Divulgação/Acesso
3. Projetos de autoconhecimento e visão de mundo
Como prezamos para que as pessoas sejam elas mesmas e trabalhem por uma causa, a companhia organiza diversas ações de autoconhecimento e visão de mundo aos Seres Acesso. 'Colocamos o colaborador em contato com historiadores (para entenderem nossas origens), políticos (para trabalharem o senso crítico e entenderam seus papéis no atual cenário do país), custeamos viagens a países desenvolvidos como Japão e Noruega, para que possam vivenciar as melhores práticas desses lugares.'
4. Conhecimento dos talentos internos
A Acesso estimula os colaboradores a crescerem rapidamente e proporciona oportunidades a todos. 'Sempre damos um desafio maior do que eles podem alcançar para incentivá-los a serem protagonistas, ambiciosos e melhores no que fazem.'
5. DNA
'Penso que as nossas crenças e atitudes fazem que todos estejam no mesmo barco e remem na mesma direção, pois nos momentos difíceis e nas conquistas da Acesso sempre nos respaldamos nos nossos valores'. Segundo Martins, A Acesso tem uma cultura enraizada e forte, pois não a impõe às pessoas, apenas a dissemina. 'Muitas pessoas nos procuram pelo ambiente, mas queremos aquelas que acreditamos que irão aderir à nossa cultura e DNA.'
Recentemente, a empresa identificou os Seres Acesso que acreditava que 'estavam no mesmo barco, mas remando em direções distintas' e optou por desligá-los. 'O que mais me impressionou neste processo foi saber que algumas pessoas já não estavam felizes, pois não se adaptaram com o crescimento da empresa, e, ao mesmo tempo, não tomaram a decisão por lealdade ou gratidão.'