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Agronegócio Empreendedorismo

O franqueado, os franqueadores e o senso crítico

O senso crítico, baseado em conhecimentos considerados concretos como a pesquisa, a reflexão e a análise, é a característica que torna um profissional do mercado capaz de pensar e atuar de acordo com seus conhecimentos e capacidades intelectuais, se diferenciando daqueles que apenas usam o seu senso comum para tentar se destacar. No universo das franquias, é uma das habilidades mais importantes tanto para os franqueados, como para os franqueadores.

Não são raros os casos em que os franqueados aderem a uma determinada rede de franquia avaliando somente a experiência que essa marca tem de mercado e, durante a implementação, se negam a cumprir algumas diretrizes passadas pelo franqueador. Muitas vezes, isso acontece sem qualquer justificativa ou motivo aparente, mas simplesmente por que ele desconfia de tudo que lhe é proposto. A situação contrária também é verdadeira: muitos franqueadores se colocam em um pedestal, impedindo que o franqueado contribua positivamente com o seu sistema, com receio de 'perder' a hierarquia e o know how do negócio que gerenciam.

O senso crítico, portanto, é uma habilidade que deve ser levada em conta quando qualquer pessoa decide que vai empreender, tanto com a ajuda de um sistema de franquia, quanto com um negócio próprio. O senso crítico é extremamente importante para nos comprometermos e 'comprarmos' uma ideia ou um sonho e, talvez por isso, nós brasileiros tenhamos tanta dificuldade em empreender.

Vale reforçar, entretanto, que a crítica por si só não nos leva a lugar nenhum. Por isso é muito ingênuo acreditar que somente o senso crítico é capaz de lhe garantir o sucesso no mercado do empreendedorismo. Saber dosar o senso crítico a favor do seu negócio e do mercado também é uma característica indispensável do bom empreendedor. Desenvolvendo o senso crítico: o exemplo do Júri Simulado

Mas como desenvolver o senso crítico nos brasileiros desde a infância? Como é possível tornar nossas escolas e grupos de jovens em verdadeiros ninhos de empreendedores de sucesso? Um bom exemplo que me chamou a atenção foi o Júri Simulado, bastante utilizado em escolas americanas.

O Júri Simulado nada mais é do que a simulação de um tribunal judiciário, com a ajuda dos alunos ou jovens de um grupo, que vão representar funções determinadas de profissionais que trabalham nesse local. Geralmente, os participantes são divididos em três grupos: dois grupos de debatedores (que defendem pontos de vista diferentes) e uma equipe responsável pelo veredicto final (algo como o júri popular). O professor ou responsável pela execução coordena a atividade, controlando o tempo de argumentação de cada grupo e gerenciando os possíveis conflitos que poderão surgir. Ele pode - e deve - também, lançar questões que estimulam o debate entre os grupos.

A intenção do Júri Simulado é, exatamente, estimular nesses jovens a capacidade de raciocinar, desenvolver opiniões e conhecer outros pontos de vista, trabalhando o tão valioso senso crítico, que muitos de nós não sabemos como utilizar. Apesar de sua prática ser comumente observada em escolas de primário e ensino médio, é muito importante valorizar a aplicação do Júri Simulado em ambientes como faculdades e até empresas, já que o senso crítico nunca deve deixar de ser estimulado. Tomando novamente como exemplo as escolas e faculdades americanas, a prática do Júri Simulado é uma das técnicas de aprendizado mais valorizadas em terreno americano. Essa situação permitiu que o país se tornasse um grande referencial de bons profissionais e empreendedores no mercado mundial.

Para você que está pensando em empreender ou já é um empreendedor, muito antes de começar a se matricular em cursos especializados no desenvolvimento do seu lado negociador e inovador, que tal parar para refletir um pouco sobre o seu senso crítico? Pense em como você sempre se comportou com relação a opiniões contrárias as suas, às decisões difíceis na vida pessoal e profissional e até mesmo a sua facilidade de confiar ou não nas pessoas. Acredita que essa é uma característica que precisa ser trabalhada em você? Vamos conversar mais sobre esse assunto!

Bruno Gagliardi é CEO do Centro Britânico Idiomas, conselheiro de autenticidade do prove.vc, especialista em modelos replicáveis e educacionais na DZN, coach e palestrante.

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