Começar seu próprio negócio numa cidade pequena pode parecer um desafio. Porém, acredite: não é muito diferente de planejar um negócio para cidade grande, afinal, os processos de abertura de empresa são os mesmos. A diferença entre um negócio e outro é estratégica, já que é preciso ter uma compreensão de mercado e demanda.
Quando pensamos em uma cidade pequena, no interior do Estado, precisamos realizar um bom planejamento de negócio, tendo em vista a procura pelo seu serviço e/ou produto. Assim, é possível investir com baixo custo e obter lucro.
Sendo assim, nossa principal dica já no começo desse conteúdo é: pesquise e entenda o mercado na cidade em que deseja começar o seu negócio e identifique oportunidades. Trouxemos aqui algumas sugestões para quem quer começar sua própria empresa numa cidade pequena. Vamos lá?
Qual o melhor negócio para abrir em uma cidade pequena?
A verdade é que não existe o melhor negócio. O que existem são oportunidades de negócios que podem ser identificadas e aproveitadas da melhor forma a depender da sua localidade e segmento.
Por isso, é fundamental antes de pensar em abrir qualquer negócio em cidade pequena:
- entender o mercado e demanda;
- definir seu público-alvo;
- conhecer a concorrência.
Depois de analisar esses três primeiros pontos e entender a viabilidade do negócio, agora você já pode partir para os outros três, que são:
- traçar um plano de negócio;
- construir um plano de vendas;
- estabelecer estratégias de marketing e comunicação.
Dessa forma, fica mais fácil pensar e construir algo que seja rentável a longo prazo, afinal, dependendo da oferta já existente na localidade, o investimento num novo negócio pode não ser lucrativo.
Existem diversos fatores que podem ser importantes na construção de um ótimo negócio em cidades pequenas. Elencamos aqui alguns dos principais:
Identificação de necessidades
Se tem algo que já sabemos é que necessidades geram oportunidades, e não seria diferente quando falamos de cidades pequenas. Muitas demandas podem ser percebidas no dia a dia e geram oportunidade que, se bem aproveitadas, podem se tornar um negócio de sucesso.
Já reparou se na sua vizinhança as pessoas reclamam pela falta de algum serviço ou produto que precisa ser buscado fora da cidade? Identificar essas necessidades é fundamental para entender possibilidades de mercado.
Formas de Pagamento
A facilidade dos meios de pagamentos é essencial para quem quer começar algo no interior. Afinal, muitas das vezes o consumidor se vê sem muitas escolhas quando o assunto é pagamento em cidades pequenas. Devido não haver tantas opções bancárias e os processos ainda continuarem, muitas das vezes, manuais e tradicionais (ausentes de digitalização) alguns clientes podem se ver com dificuldade de adquirir o seu produto.
Sendo assim, é importante pensar em oferecer as mais diversas formas de pagamento, como o PIX e, principalmente, cartões de crédito e débito. Que podem ser diferenciais para o seu negócio.
Acessibilidade e Praticidade
Acessibilidade e praticidade é algo fundamental, aliás, o consumidor sempre vai optar por serviços e produtos que estejam mais próximos. O que acontece em muitas cidades pequenas é a ausência de lojas e produtos específicos, que ocasionam deslocamentos para cidades maiores vizinhas.
Afinal, quando não há opção na cidade em que se reside, é necessário buscar alternativas nas localidades mais próximas.
Que tipo de negócio posso abrir?
Como já comentamos, empreender em cidade pequena é saber identificar carências e ausências. Por isso, buscar entender possíveis necessidades e desejos é essencial para definir que tipo negócio abrir.
Trouxemos aqui alguns exemplos de negócio que podem ser considerados:
Franquias
Hoje existem diversas franquias que podem ser uma ótima opção de investimento em cidades pequenas, afinal, muitas já possuem marcas reconhecidas nacionalmente, o que geraria menos custo com comunicação e marketing.
O setor de franquias hoje também possui muitas possibilidades, com opções de restaurantes, lojas de roupas, perfumaria, postos de combustíveis e etc. Alguns exemplos de franquias conhecidas que ainda não foram implantadas em muitas cidades pequenas são: McDonald’s, Subway, Outback, Casa do Construtor, O Boticário, Natura, Localiza, Habib’s, Cacau Show e etc.
Beleza e cuidados
O ramo de cuidados é, sem dúvidas, um negócio que sempre terá demanda, independente da sua localização. Aqui, falamos de salões de beleza que fornecem serviços de cortes de cabelo e etc.
Artesanatos
Produtos artesanais também estão na lista de bons negócios para se investir no interior, principalmente se a cidade pequena se trata de uma estância turística, que recebe turistas interessados em levar uma lembrancinha do lugar. É interessante investir em artesanatos com feitos com matéria-prima local e que sejam sustentáveis.
Alimentação
Alimentação é algo que não podia ficar de fora. Afinal, todos precisamos comer, independente se estamos numa megalópole ou numa cidade pequena.
Aqui, é importante entender os moradores da cidade e de que forma eles consomem alimentos. Se o investimento for em restaurantes, entender se buscam por um quilo, um buffet ou pizzarias. No caso de bares e lanchonetes, entender qual o tipo de petisco e/ou bebida mais consumida.
Algo que pode ser pensado neste setor e com baixo investimento é o food truck. Hoje se trata de uma ótima opção de negócio que pode muito bem ser implementado em uma cidade pequena, na venda de lanches, sorvetes, açaí e etc.
Serviços técnicos de manutenção
Com o avanço da transformação digital e utilização em massa de smartphones, sem dúvidas, a demanda por assistência técnica existe em qualquer lugar e para os mais diversos tipos de equipamentos industriais.
Por isso, essa pode ser uma boa ideia de negócio numa cidade pequena. Os serviços são muitos, tais como: consertos mecânicos, ajustes, limpeza de computadores e celulares, formatação de sistemas e etc.
E aí? Gostou das ideias? Empreender é algo que sempre nos traz um frio na barriga, afinal, começar algo é um desafio. De qualquer forma, com um bom planejamento de negócios é possível implementar a sua ideia da melhor maneira possível. Conte com a gente!
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:
- conteúdos sobre educação financeira e facilidades para a sua empresa, como o Open Banking, Pix e demais meios de pagamento;
- oportunidades de negócios e parcerias;
- atendimento personalizado para apoiá-lo a expandir seus negócios para o mercado internacional;
- te auxiliamos a encontrar o seu novo estagiário aqui.