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Liderando em momentos difíceis

     Se você está passando por momentos de dificuldades, há algumas dicas que estão ao alcance de todos e que podem fazer muita diferença na forma como você realiza a gestão dos seus negócios. Acompanhe a seguir:

1. Encontre alternativas para melhorar o seu fluxo de caixa
Uma delas é mudar uma parte da remuneração fixa de algumas categorias de funcionários, para remuneração variável, de acordo com as vendas. É possível também dar descontos para clientes que pagam à vista e pela antecipação de receita, ou ainda negociar prazos maiores para pagar fornecedores que estejam mais ligados estrategicamente.

2. Use formas baratas para anunciar
Canais de divulgação mais orientados para o seu público-alvo são mais baratos e têm uma atuação mais efetiva. Se for o caso, opte também por iniciativas de propaganda de baixo custo, como palestras ou geração de conteúdo na sua área para influenciadores digitais. Use também a imprensa, por meio de pautas de interesse, baseadas em conhecimentos que você detém e que sejam úteis para o seu público.

3. Faça mais parcerias estratégicas
Empresas que tenham produtos ou serviços complementares aos seus podem unir forças para realizar abordagens de mercado com menos custos e mais efetivas. Um combo de produtos e serviços pode aumentar a percepção de valor do cliente, por receber uma solução mais completa.

4. Tenha o seu contador como parceiro
Ter uma boa relação com o seu contador pode torná-lo muito mais do que um agente fiscal. Este profissional pode auxiliar com informações relevantes sobre seu patrimônio e ajudá-lo a fazer uma melhor gestão do negócio, como dicas para pagar menos impostos, mantendo-se dentro da lei.

5. Contratar de uma forma mais eficiente
Em tempos difíceis, é melhor pagar um salário acima da média do mercado para os bons talentos. Está é uma forma de tornar seus funcionários mais leais, oferecendo confiança e segurança como valores agregados.

6. Revisão de contrato com fornecedores
Alguns fornecedores que você tem podem ser trocados por outros de menor custo. Isso obriga as empresas a buscar eficiência para se tornarem competitivas. Se você está fazendo isso com o seu negócio, pode exigir o mesmo de seus fornecedores.

7. Descubra o que você faz de melhor
Não gaste tempo e dinheiro fazendo coisas que outras empresas podem fazer melhor e com custos menores. Isso implica em um risco de perda de controle, mas pode valer a pena quando se pensa em otimização de recursos.

8. Encontre novos mercados
Para aumentar suas oportunidades de negócios, explore mercados diferentes. Se você conhece bem o consumidor masculino por vender roupas de baixo valor, porque não agregar outros produtos, como perfumes, ao invés de apenas levar o original para outros estados?

9. Reduza os custos fixos
Veja o que compõe seus custos fixos diretos. Tente trocar por custeio variável, de forma a pagar apenas quando tiver receita. Um espaço ocioso de uma fábrica pode ser sublocado para outro ambiente, por exemplo.

10. Interaja mais com o seu cliente
Muitas descobertas vêm desta interação. O cliente é um grande parceiro quando o assunto for encontrar meios de tornar o negócio mais eficaz.


Marcos Hashimoto é Professor do Mestrado Profissional em Administração de Empresas da Faculdade Campo Limpo Paulista e da Fundação Instituto de Administração (FIA), Consultor e Palestrante, doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), autor do livro Lições de Empreendedorismo e do software SP Plan de planos de negócios. Seu site pessoal é www.marcoshashimoto.com

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