Foto: Shutterstock
Estágios são uma grande chance de aprendizado e inserção no mercado de trabalho. Mas além de serem vantajosos para o estagiário, eles também são uma oportunidade de crescimento para o empregador. Não são poucas as lições que jovens podem trazer para a sua empresa. Aprenda a aproveitá-las.
A empresária Kathleen Murphy, presidente da Personal Investing, fala em seus canais sociais como é importante que empregadores tirem um tempo para conversar e aprender com os seus estagiários.
A seguir estão 3 lições que você pode aprender com seus estagiários:
1. Esteja aberto a aprender algo novo todos os dias
Ao conversar com seus estagiários Kathleen percebeu qualidades em comum na maioria deles: a sinceridade e aceitação de coisas novas. Eles queriam oferecer a sua perspectiva em como as coisas poderiam ser feitas de forma mais eficiente e desejavam entender como eles poderiam agregar valor todos os dias. Ela observou nele uma grande curiosidade e níveis genuínos de franqueza. Eles sabem que não têm todas as respostas. Todas essas qualidades são importantes em líderes modernos, e é vital que essas atitudes sejam adotadas nesse mundo de rápidas mudanças.
2. Menos burocracia e mais ação
As práticas tradicionais de empresas já são instintivas para pessoas como Kathleen. Foi observando as perguntas de estagiários que ela percebeu que muitas delas são desnecessárias. Eles questionavam a quantidade de reuniões, a aparência complexa das coisas, “Por que não fazer mais discussões informais?”, “Por que não deixar as ideias fluírem mais livremente?”. É importante ouvir esse feedback e incrementá-lo nas práticas da sua empresa. A burocracia mata a criatividade e atrasa processos que poderiam ser bem mais simples. Deixe seus estagiários ajudarem você a se livrar dela.
3. Subir a escada corporativa não é mais o que já foi um dia
Em comparação a empregados antigos, estagiários têm uma chance bem menor de saber onde eles querem estar em alguns anos. Talvez a idade seja um fator, mas Kathleen acredita que também existe algo mais em ação.
Estagiários focam mais em aprimorar suas habilidades do que em melhorar seus títulos. Eles sabem que o mundo está mudando e que para se adaptar a ele é necessário ter várias habilidades diferentes. Ao invés de pensar numa subida hierárquica, os estagiários estão prontos para uma abordagem mais horizontal.
Kathleen Murphy acredita que isso levará a nova geração a coisas novas, que a sua própria geração não alcançou ainda. Para ela, o molde de carreiras é limitador demais, e que ele está acabando.