Entre inúmeras estratégias de crescimento profissional e pessoal dentro de uma empresa, com certeza o job rotation é uma das mais faladas. Trata-se de extrair o máximo de aproveitamento do colaborador. Ele é incentivado a fazer parte de diferentes áreas do negócio e permanecer em cada uma por determinado período.
No artigo de hoje, você vai conhecer algumas vantagens que essa prática pode trazer para a sua empresa, além de dicas de como aplicá-lo. Acompanhe!
Amplia a visão sobre a empresa
Ao passar por mais de uma área de atuação do negócio, o colaborador consegue ter uma visão ampla do processo, além de entender melhor a complexidade da companhia. Ele vai compreender cada fase do desenvolvimento do produto ou serviço e, assim, pode trabalhar consciente do funcionamento e prazo das etapas.
Deixa o profissional completo
Essa experiência ajuda a adquirir habilidades que, em apenas uma função, o profissional acabaria não desenvolvendo. Dessa forma, ele consegue atuar de forma global e com mais conhecimento.
Incentiva a sair da zona de conforto
É comum que o profissional entre em uma zona de conforto ao dominar determinado assunto, ou quando estão desenvolvendo a mesma função por muito tempo. O job rotation, nesse caso, ajuda a sair dessa posição, aguçando sua criatividade e o interesse por outra área.
Prepara para assumir responsabilidade
Esse tipo de projeto aumenta a confiança do colaborador. Ele vai se sentir seguro para assumir um cargo de maior responsabilidade, que exija um conhecimento global da companhia.
Eleva a dinâmica da equipe
O job rotation ajuda também a ampliar o contato entre os funcionários e, naturalmente, traz agilidade ao dia a dia da empresa. A resolução de um problema pode ficar muito mais fácil com a integração do time.
Para aplicar o processo na empresa, é importante analisar dados e fazer um bom planejamento. Abaixo, você confere algumas dicas.
Avalie o profissional
Na hora de escolher quem vai fazer parte do programa, avalie o potencial de cada um e identifique aquele que será capaz de extrair o máximo de aprendizado da experiência.
Desenvolva uma sequência de áreas
Como o programa é voltado para o aprendizado, é importante que você prepare uma sequência lógica de setores que serão visitados pelo profissional. Coloque no programa toda área que se complemente e que possa ter uma ligação com o trabalho do funcionário.
Discuta o assunto com os envolvidos
É importante preparar a equipe que vai receber um profissional temporariamente. Escolha quem tem mais facilidade de comunicação para ensinar tudo a ele. Discuta o assunto, peça opinião do time e depois solicite um feedback para cada responsável.
O job rotation é uma prática muito benéfica para o negócio. Escolher o colaborador certo vai transformar o programa em uma ótima contribuição para o crescimento da empresa.
Quer encontrar um talento capaz de fazer um bom trabalho na sua empresa? Anuncie sua vaga conosco e encontre o melhor candidato!