A análise preditiva é um diagnóstico dos processos e das atividades da empresa, feita com o intuito de identificar padrões e pontos de melhoria no futuro. Ela auxilia as empresas a simularem cenários e situações, encontrarem tendências de comportamento e incorporarem esses insights nas suas estratégias. Para que ela seja eficaz, é preciso que as informações sejam transparentes, relevantes e acuradas, pois, apenas assim, será possível utilizá-la como suporte durante o processo decisório.
Esta ferramenta está diretamente relacionada com a habilidade da empresa em lidar com imprevistos e identificar oportunidades de negócios. Acompanhe, entenda sua importância e veja 4 razões para adotar essa abordagem!
1. Ajuda a conhecer as necessidades dos clientes
O setor de marketing pode usá-la para levantar informações sobre os hábitosrazões para sua empresa investir em análise preditiva
de consumo dos clientes, aspectos demográficos, desejos e tendências de mercado. Ademais, é possível usar esse tipo de análise para personalizar os produtos e serviços prestados, assim como as técnicas de vendas e marketing utilizadas em cada segmento e canal.
Essas ações são fundamentais para aumentar as vendas da empresa e, ainda, fidelizar os clientes, pois, com estratégias direcionadas ao perfil dos consumidores, a chance da ação ser eficaz é maior.
2. Possibilita a tomada de decisão fundamentada
Imagine o seguinte caso: o lucro da empresa A sempre foi elevado no mês de dezembro. Os gestores creditavam o aumento ao pagamento do décimo terceiro salário. Entretanto, em dezembro do ano passado, as vendas caíram bruscamente, ficando, inclusive, abaixo da média.
Após um tempo, verificou-se o motivo. A organização fazia uma promoção de frete grátis no final do ano para todo o Brasil, nas compras acima de determinado valor. Por acharem que a campanha não estava trazendo o retorno desejado, ela não foi realizada no ano passado. Acontece que o frete grátis possibilitou a expansão da área de atuação. Observou-se que a empresa A tinha muitos clientes potenciais em cidades do interior, que só compravam em momentos de promoção “frete grátis”, pois o custo do frete é muito elevado para eles.
Com a análise preditiva, poderia ter sido observada a demanda de criar um novo centro de distribuição e, quem sabe, até a possibilidade de abrir uma filial mais próxima dessas cidades do interior. Assim, um diagnóstico de dados preciso é o principal aliado na hora de tomar uma decisão embasada!
3. Previne falhas
Para melhorar a qualidade dos serviços e produtos comercializados, suprimir as falhas deve fazer parte da rotina do seu negócio. A vantagem de simular diversos cenários e situações, nesse caso, é que torna possível prever a eficiência da produção.
Na medicina e no setor de cosméticos, por exemplo, a análise preditiva contribuiu com as pesquisas e os testes de medicamentos e novos produtos de beleza. Já na indústria, a atuação é, principalmente, na detecção de falhas em máquinas e peças e, até mesmo, na manutenção de equipamentos.
4. Otimiza o desempenho do negócio
Você já perdeu vendas por falta de estoque ou teve altos custos de estocagem, pois produziu mais do que deveria? Com a análise preditiva, esse problema seria eliminado e o desempenho do setor de produção, otimizado. E esse é apenas um exemplo dos ganhos de tempo e de recursos que ela pode trazer. A previsão da volatilidade dos preços de mercado e a gestão de pessoas são outras funções que podem aprimorar a gestão financeira e operacional da organização.
Ao longo do texto, você deve ter percebido que o uso da tecnologia será essencial para realizar a análise preditiva. Então, não pare a leitura por aqui! Confira como utilizar o Big Data nos negócios.
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