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O investimento externo é resultado de um modelo de negócio com crescimento sustentável

Foto: Shutterstock

Utilizar investimento externo é uma boa forma de alavancar um negócio. Para atrair esse tipo de recurso, o empreendedor precisa saber reconhecer o ciclo e o estágio de desenvolvimento em que se encontra o seu negócio.

Caso o empreendimento esteja na fase inicial, o primeiro investimento a que o empreendedor tem acesso, normalmente, é o seu próprio capital. Já no segundo nível, o empresário pode recorrer ao investimento-anjo, que busca dar o primeiro passo na evolução do negócio. O investimento-anjo é, na maioria das vezes, uma pessoa física que apoia nascentes com aporte de capital inicial e ajuda as empresa a dar os primeiros passos como uma mentora e uma rede de contatos.

O consultor do Sebrae-SP Rodrigo Rosa explica que, a partir do primeiro ciclo de desenvolvimento, a empresa precisa gerar faturamento para ganhar tração. 'Ao conseguir validar o seu modelo de negócio, tendo garantias de que o caminho que a empresa esta seguindo é de um crescimento sustentável, o empreendimento vai tendo acesso aos investidores de risco, fundos de investimentos e outros'.

Entenda quais são os 3 passos para conseguir atrair investimento externo:

1. Reconheça o momento da empresa
Esta etapa inclui saber se o modelo de negócios já foi validado e mostra ser promissor. O investidor vai exigir que o empreendedor demonstre se a ideia ou projeto tem, de fato, potencial no mercado. 'O empreendedor precisa conseguir mostrar que o projeto gera dinheiro e mostra ser promissor', explicou Rosa.

2. Saiba para que a empresa precisa do capital
O empreendedor deve saber qual o objetivo do investimento externo: alavancar as vendas, diversificar o mercado, fazer aquisição de algum equipamento ou ampliação de instalações? Para Rosa, 'se a empresa está dando os primeiros passos, ela pode recorrer ao investimento de empresas que tem como missão apoiar o desenvolvimento de negócios com aportes financeiros em troca de uma participação pequena no valor da empresa'.

3. Comprove que o negócio tem motor de crescimento sustentável
O empreendedor precisa conseguir demonstrar através de métricas que o seu negócio tem, de fato, um crescimento sustentável. Comprove que a sua empresa pode gerar uma receita recorrente e cresce de uma forma estável, tem adesão de clientes e o tipo de clientes. Além disso, reúna dados que mostrem qual a percepção que os seus clientes têm da qualidade do seu produto. 'Esses indicadores muito positivos de que a sua empresa está num caminho promissor', complementou Rosa.

O investidor quer ter acesso a dados concretos que comprovem a empresa é de fato inovadora. De acordo com Rosa, 'não basta dizer com palavras e fazer um Power Point caprichado'. O empreendedor precisa de dados que demonstrem que o modelo de negócios é eficaz, consegue gerar resultados e ganhar escala rapidamente.

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