Foto: Shutterstock
A rede social de compartilhamento de imagens Pinterest pode representar uma boa oportunidade para empresas que visam fortalecer a imagem da marca e ter mais contato com seu público-alvo.
A rede social de compartilhamento de imagens Pinterest pode representar uma boa oportunidade para empresas que visam fortalecer a imagem da marca e ter mais contato com seu público-alvo.
Com a ferramenta, o conteúdo publicado pelas companhias tem a chance de ganhar ainda mais visibilidade em longo prazo, aparecendo no feed de notícias* de usuários que seguem a página da empresa na rede social.
Pensando nisso, o Santander Negócios & Empresas preparou um guia que explica como usar a rede social Pinterest estrategicamente para seus negócios. Confira:
1. Criar uma conta de negócios
É fundamental que a conta da empresa no Pinterest seja uma página e não um perfil pessoal. Para isso, é necessário realizar o cadastro na área para empresas. Dessa forma, é possível ter acesso a recursos como o Pinterest Analytics, que permite saber o que as pessoas curtem na página da marca e obter novos dados para estudar o público-alvo.
2. Explorar boas imagens
O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens, logo, é importante que a empresa publique fotos que consigam inspirar e chamar a atenção dos usuários. Além disso, o layout da página também pode ser explorado como uma porta de entrada para novos clientes. A ferramenta também permite que as publicações sejam separadas por categorias, de acordo com os assuntos tratados.
3. Analisar os dados fornecidos pelas ferramentas
No Pinterest, o usuário pode utilizar diversas ferramentas ao encontrar uma imagem que julgar interessante. Ele pode compartilhar imagens de outros perfis ou páginas, por exemplo. A empresa pode aproveitar dados como números de compartilhamentos e curtidas para estudar que tipo de conteúdo está agradando mais.
4. Conduzir o tráfego para o site da empresa
Para fortalecer a imagem da marca, a empresa pode aproveitar a rede social para tentar obter mais tráfego no site da companhia. Para isso, é importante compartilhar um conteúdo atraente no Pinterest, a fim de que os usuários sintam curiosidade em conhecer mais sobre a marca e cliquem no site.
5. Cadastrar palavras-chave
Como ocorre em outras redes sociais como Instagram e Facebook, o Pinterest oferece a opção para cadastrar palavras-chave nas publicações. A ferramenta é uma ótima aliada para que a página seja encontrada por mais usuários que procurem temas abordados pela empresa ou em sites de busca.
Além de utilizar as práticas listadas para aumentar o alcance da marca nas redes sociais, o empreendedor também pode aproveitar o Pinterest como uma ferramenta de análise de marcas concorrentes. Assim, é possível saber como outras empresas usam a rede social para atrair mais clientes e estudar novas táticas.
* Feed de notícias: lista atualizada constantemente com histórias de pessoas e páginas que o usuário segue em uma rede social.
Leia também:
» Conheça o MidiaMobi e aumente a presença da sua empresa nas redes sociais
» Como avaliar quais são as melhores redes sociais para uma empresa
Pensando nisso, o Santander Negócios & Empresas preparou um guia que explica como usar a rede social Pinterest estrategicamente para seus negócios. Confira:
1. Criar uma conta de negócios
É fundamental que a conta da empresa no Pinterest seja uma página e não um perfil pessoal. Para isso, é necessário realizar o cadastro na área para empresas. Dessa forma, é possível ter acesso a recursos como o Pinterest Analytics, que permite saber o que as pessoas curtem na página da marca e obter novos dados para estudar o público-alvo.
2. Explorar boas imagens
O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens, logo, é importante que a empresa publique fotos que consigam inspirar e chamar a atenção dos usuários. Além disso, o layout da página também pode ser explorado como uma porta de entrada para novos clientes. A ferramenta também permite que as publicações sejam separadas por categorias, de acordo com os assuntos tratados.
3. Analisar os dados fornecidos pelas ferramentas
No Pinterest, o usuário pode utilizar diversas ferramentas ao encontrar uma imagem que julgar interessante. Ele pode compartilhar imagens de outros perfis ou páginas, por exemplo. A empresa pode aproveitar dados como números de compartilhamentos e curtidas para estudar que tipo de conteúdo está agradando mais.
4. Conduzir o tráfego para o site da empresa
Para fortalecer a imagem da marca, a empresa pode aproveitar a rede social para tentar obter mais tráfego no site da companhia. Para isso, é importante compartilhar um conteúdo atraente no Pinterest, a fim de que os usuários sintam curiosidade em conhecer mais sobre a marca e cliquem no site.
5. Cadastrar palavras-chave
Como ocorre em outras redes sociais como Instagram e Facebook, o Pinterest oferece a opção para cadastrar palavras-chave nas publicações. A ferramenta é uma ótima aliada para que a página seja encontrada por mais usuários que procurem temas abordados pela empresa ou em sites de busca.
Além de utilizar as práticas listadas para aumentar o alcance da marca nas redes sociais, o empreendedor também pode aproveitar o Pinterest como uma ferramenta de análise de marcas concorrentes. Assim, é possível saber como outras empresas usam a rede social para atrair mais clientes e estudar novas táticas.
* Feed de notícias: lista atualizada constantemente com histórias de pessoas e páginas que o usuário segue em uma rede social.
Leia também:
» Conheça o MidiaMobi e aumente a presença da sua empresa nas redes sociais
» Como avaliar quais são as melhores redes sociais para uma empresa