Com a alta concorrência em todos os segmentos, o perfil empreendedor ganha destaque como um dos principais perfis de ascensão do desenvolvimento social e econômico de uma sociedade ou de uma empresa. Além de identificar oportunidades, segurá-las e buscar os recursos necessários para transformá-las em realidade, ele atua como fonte de inovação, que vai desde a melhoria de processos internos até a implementação de grandes projetos. |
Por mais que o perfil empreendedor tenha como um das principais características o desejo de realização, para ter o sucesso profissional, se faz necessário um bom planejamento. Ter os objetivos bem definidos permite que ele tenha uma percepção maior dos aspectos que ainda precisam ser desenvolvidos, para que ele alcance os resultados esperados. Diante disso, o planejamento de carreira tem como principal meta colocar o profissional na direção certa para alcançar o sucesso profissional e pessoal, programando, assim, o crescimento dessas áreas de forma alinhada.
Confira a seguir dicas para realizar o Plano de Carreira do Empreendedor com eficácia:
1. Autoconhecimento
Para fazer a gestão da carreira, o profissional precisa se conhecer, fazendo uma análise pessoal intensa, aberta e sincera sobre si mesmo, para saber quais são suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades existentes em seu mercado de atuação. Mediante o resultado dessa reflexão, deve-se procurar saber quais fraquezas você deve aprimorar e quais forças são necessárias aperfeiçoar para poder atingir os objetivos almejados.
2. Defina objetivos
A gestão da carreira é organizada e fundamentada em metas de curto, médio e longo prazo, as quais são definidas de acordo com os objetivos pessoais, profissionais e financeiros. Para estabelecê-las, o empreendedor deve se perguntar onde quer estar e o que deseja fazer daqui a 1 ano (curto prazo), 3 anos (médio prazo) e 5 anos (longo prazo).
3. Alinhe a estratégia
Refere-se à forma como você irá alcançar os objetivos. Primeiro, defina de que forma o “caminho” até o objetivo será monitorizado, proponha-se uma data ou período para a realização e, por ultimo, planeje um conjunto de ações cronologicamente sequenciadas para atingir esse objetivo.
4. Atualização
Para fazer gestão da carreira, é necessário se manter atualizado com os assuntos relevantes para a sua profissão. Algumas áreas exigem que se atualize quase que diariamente. O empreendedor deve ter uma visão generalista da sua atuação, mas também procurar se aprimorar em áreas mais específicas dentro de sua formação, identificando aquela com a qual tem mais interesse, afinidade e oportunidade. Um profissional desatualizado não é lucrativo para nenhuma empresa e nenhum mercado.
5. Networking
Cultivar e, sobretudo, desenvolver a rede de relacionamentos são ferramentas muito influentes para a gestão de carreira de qualquer um, independentemente da área de atuação. O fortalecimento da construção de uma carreira é feito por meio de 'conexões' e não apenas de contatos. A constituição de alianças significa dar antes mesmo de pretender receber.
6. Persistência
Muitos empecilhos, receios e medos surgirão no decorrer de todo o percurso profissional. Alguns deles poderão causar desânimo e a percepção de que não será possível chegar ao objetivo almejado. Nesses momentos, é preciso ter muita determinação, dedicação e jogo de cintura para contornar os problemas, além de não desistir de todo o planejamento estabelecido.
7. Monitorize os seus resultados e reformule-os se necessário
O empreendedor deve sempre avaliar e revisar suas metas, buscando, assim, identificar os motivos de não ter conseguido atingi-las. Uma boa gestão da carreira contribui para que o profissional busque suas aspirações de forma mais assertiva.
Confira a seguir dicas para realizar o Plano de Carreira do Empreendedor com eficácia:
1. Autoconhecimento
Para fazer a gestão da carreira, o profissional precisa se conhecer, fazendo uma análise pessoal intensa, aberta e sincera sobre si mesmo, para saber quais são suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades existentes em seu mercado de atuação. Mediante o resultado dessa reflexão, deve-se procurar saber quais fraquezas você deve aprimorar e quais forças são necessárias aperfeiçoar para poder atingir os objetivos almejados.
2. Defina objetivos
A gestão da carreira é organizada e fundamentada em metas de curto, médio e longo prazo, as quais são definidas de acordo com os objetivos pessoais, profissionais e financeiros. Para estabelecê-las, o empreendedor deve se perguntar onde quer estar e o que deseja fazer daqui a 1 ano (curto prazo), 3 anos (médio prazo) e 5 anos (longo prazo).
3. Alinhe a estratégia
Refere-se à forma como você irá alcançar os objetivos. Primeiro, defina de que forma o “caminho” até o objetivo será monitorizado, proponha-se uma data ou período para a realização e, por ultimo, planeje um conjunto de ações cronologicamente sequenciadas para atingir esse objetivo.
4. Atualização
Para fazer gestão da carreira, é necessário se manter atualizado com os assuntos relevantes para a sua profissão. Algumas áreas exigem que se atualize quase que diariamente. O empreendedor deve ter uma visão generalista da sua atuação, mas também procurar se aprimorar em áreas mais específicas dentro de sua formação, identificando aquela com a qual tem mais interesse, afinidade e oportunidade. Um profissional desatualizado não é lucrativo para nenhuma empresa e nenhum mercado.
5. Networking
Cultivar e, sobretudo, desenvolver a rede de relacionamentos são ferramentas muito influentes para a gestão de carreira de qualquer um, independentemente da área de atuação. O fortalecimento da construção de uma carreira é feito por meio de 'conexões' e não apenas de contatos. A constituição de alianças significa dar antes mesmo de pretender receber.
6. Persistência
Muitos empecilhos, receios e medos surgirão no decorrer de todo o percurso profissional. Alguns deles poderão causar desânimo e a percepção de que não será possível chegar ao objetivo almejado. Nesses momentos, é preciso ter muita determinação, dedicação e jogo de cintura para contornar os problemas, além de não desistir de todo o planejamento estabelecido.
7. Monitorize os seus resultados e reformule-os se necessário
O empreendedor deve sempre avaliar e revisar suas metas, buscando, assim, identificar os motivos de não ter conseguido atingi-las. Uma boa gestão da carreira contribui para que o profissional busque suas aspirações de forma mais assertiva.
Fernanda Schroder é graduada em Psicologia, com pós-graduação em Negócios e Gestão de Pessoas. Profissional com experiência na área de Orientação e Planejamento de Carreira e Recursos Humanos. Atualmente, é Coordenadora de Carreiras do Ibmec Minas em Belo Horizonte.