Se recorrermos ao dicionário, esse termo significa inventividade, inteligência, para criar e inovar. Hoje comemora-se a data dessa qualidade: o Dia da Criatividade.
No ambiente de trabalho – independentemente do setor de negócios –, agir de forma criativa pode ser um diferencial e tanto. Seja na produtividade ou, principalmente, na concorrência: o profissional criativo sempre se destaca.
Se por um lado está bem clara a definição dessa virtude, por outro, cada vez mais converte-se em um desafio delimitar os caminhos para se tornar mais criativo.
Por isso, para celebrar o Dia da Criatividade, decidimos reunir algumas dicas para provocar seu lado mais criativo e, assim, melhorar seu desempenho. Tome nota!
Dicas para aumentar criatividade
1. Experimente uma nova atividade
Utilize de seu tempo livre para mergulhar em uma atividade que você nunca fez na vida. Inscreva-se em algum curso ou oficina de uma prática completamente inédita em sua biografia.
Curso de violão, aula de pintura a óleo, artesanato, marcenaria. Dê um “choque criativo” em seu cérebro.
2. Deixe seu ambiente mais criativo
Essa dica tem funcionado bastante na chamada “nova economia”. Observe o ambiente de trabalho das empresas mais modernas da atualidade, das gigantes da internet e das startups.
Pufes coloridos, poucos móveis, cores leves, clima de descontração, quadros e lousas para desenvolver e rabiscar ideias.
Essa medida serve tanto para seu desenvolvimento individual quanto o de sua equipe.
O que é e como funciona a economia do futuro? Você deve participar dela?
Mantenha um caderninho de anotações
Seja um estiloso Moleskine ou uma simples cadernetinha de bolso. Anotar detalhes (profissionais ou não) do seu dia a dia pode ser um excelente combustível criativo.
No Dia da Criatividade, inicie um caderninho de anotações novinho em folha para escrever ali seus insights.
Persiga as novas ideias
Sabe aquela ideia que você teve algum dia no passado e, ao comentar com os colegas, não teve uma recepção muito animadora?
Recicle essa ideia, colocando-a novamente na mesa. Use seu novo caderninho e estruture a proposta, identificando quais os pontos fracos e fortes.
É hora de trazer a questão de novo para avaliação da equipe. Acredite nas suas propostas, com foco e persistência. Assim, elas não vão parar de aparecer – e sua criatividade será, cada vez mais, reforçada!