Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Conheça o Sustentômetro, estudo criado pela consultoria Ideia Sustentável

A Consultoria Ideia Sustentável, especializada em orientar empresas a respeito de temas como responsabilidade social e sustentabilidade, apresentou, durante o evento Líder 2030 talks, uma pesquisa intitulada Sustentômetro.

O estudo, realizado com 634 empresas brasileiras que já trabalham com o tema sustentabilidade em seu negócio (que possuem, ao menos, um profissional que trabalha com o tema), procurou mostrar um status geral da gestão da sustentabilidade em organizações nacionais. Das 634 companhias, 170 responderam à pesquisa: 133 de porte grande, 17 médias e 20 pequenas.

De acordo com o levantamento, 86% dos CEOs dessas empresas consideram o tema importante (48%) ou muito importante (38%) para agenda da organização em que trabalham. No entanto, apenas 77% das corporações revelaram que sustentabilidade faz parte, efetivamente, do planejamento estratégico da companhia.

A falta de alinhamento entre os dados mostra que uma parcela das empresas, por mais que afirmem ter profissionais da área, ainda precisam transformar seu planejamento estratégico, de forma que os processos e a atuação da organização tornem-se mais sustentáveis: 48% das companhias que não possuem sustentabilidade no planejamento afirmam que o tema realmente perdeu relevância nos últimos anos e precisa ser revisto internamente.

As empresas que trabalham efetivamente com a sustentabilidade, afirmam que o tema teve impacto direto nos valores (81%), estratégias (76%) e nos objetivos (71%) da companhia. 76% delas mudou sua missão e 73% a visão para uma estratégia mais sustentável; 64% afirmaram que as metas dos líderes também passaram por mudanças, visando a atuação mais sustentável.

Dentre as respondentes, 40% afirmam ter sustentabilidade como driver de inovação – o restante precisa passar a enxergar a sustentabilidade como oportunidade de negócio. O estudo ainda revelou que 85% das empresas possuem um sistema de compliance para eliminar e reduzir riscos de desvios éticos; 51% das empresas possuem uma política de diversidade – 60% das que não possuem planejam desenvolver uma nos próximos anos.

Post ID: | Current Page ID: 3318

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.