Foto: Divulgação/Felipe e Vinícius Rossetti
Em poucos minutos de conversa, é possível notar a veia empreendedora de Felipe Rossetti e sua vontade de promover inovação. Após morarem por 10 anos nos Estados Unidos, ele e o irmão, Vinícius, voltaram para o Brasil em busca de oportunidades de negócios. Ao avaliar diferentes segmentos, os dois decidiram apostar em um mercado que não era tão bem explorado no Brasil. Foi assim que, em 2008, surgiu a Piticas, franquia de camisetas de personagens licenciados para o público 'geek'. 'A gente arrisca mesmo. Queremos inovar e não andar na mesma linha que todo mundo', contou Felipe em entrevista ao Santander Negócios & Empresas.
Em poucos minutos de conversa, é possível notar a veia empreendedora de Felipe Rossetti e sua vontade de promover inovação. Após morarem por 10 anos nos Estados Unidos, ele e o irmão, Vinícius, voltaram para o Brasil em busca de oportunidades de negócios. Ao avaliar diferentes segmentos, os dois decidiram apostar em um mercado que não era tão bem explorado no Brasil. Foi assim que, em 2008, surgiu a Piticas, franquia de camisetas de personagens licenciados para o público 'geek'. 'A gente arrisca mesmo. Queremos inovar e não andar na mesma linha que todo mundo', contou Felipe em entrevista ao Santander Negócios & Empresas.
A primeira loja foi criada no interior de São Paulo, na cidade de Itu. O sistema de franquias foi implantado em 2011 e hoje a rede conta com 191 quiosques espalhados pelo Brasil. De acordo com Felipe, o grande diferencial da Piticas é ter construído uma fábrica própria. 'A gente não ganha dinheiro vendendo franquia, mas sim camiseta, que produzimos do zero, mantendo, assim, o custo baixo'. A instalação fica em Guarulhos e possui mais de 400 colaboradores, que confeccionam, em média, 16 mil peças por dia.
A previsão para 2016 é crescer 20% e a meta dos irmãos é ter 500 unidades até 2020. No início, as estampas eram autorais e produzidas internamente. Atualmente, a empresa possui mais de 100 marcas licenciadas. 'Nosso maior objetivo é conseguir criar, em vez de copiar todo mundo. Queremos ser diferentes'. O portfólio reúne personagens da Disney, Universal Studios, DC, Marvel, Maurício de Souza, entre outras.
Foto: Divulgação
Felipe conta que um de seus grandes desafios é a gestão dos franqueados: 'é bem complexa, pois é uma relação diferente daquela com o consumidor e também com o funcionário'. Para torná-la mais simples, a Piticas criou um sistema de consultoria e uma universidade online para tomar conta do colaborador que trabalha nas unidades franqueadas. 'Essa ideia surgiu da nossa experiência fora do Brasil'. Segundo ele, a universidade tem apresentado bons resultados. A rede lança treinamentos novos constantemente no sistema e todos os funcionários precisam fazer e tirar, pelo menos, nota 8 na prova para receber um certificado que comprove a competência para trabalhar nos quiosques. 'É interessante porque você consegue manter todo mundo motivado, padronizado e atualizado sobre o que está acontecendo', explica.
A principal dica do empreendedor é sempre estar em busca de criar inovações. 'O mercado está cansado das mesmas coisas e precisa de novidades', conclui.
O investimento inicial da franquia é a partir de R$ 80 mil, com retorno de 12 a 18 meses.
A previsão para 2016 é crescer 20% e a meta dos irmãos é ter 500 unidades até 2020. No início, as estampas eram autorais e produzidas internamente. Atualmente, a empresa possui mais de 100 marcas licenciadas. 'Nosso maior objetivo é conseguir criar, em vez de copiar todo mundo. Queremos ser diferentes'. O portfólio reúne personagens da Disney, Universal Studios, DC, Marvel, Maurício de Souza, entre outras.
Foto: Divulgação
Felipe conta que um de seus grandes desafios é a gestão dos franqueados: 'é bem complexa, pois é uma relação diferente daquela com o consumidor e também com o funcionário'. Para torná-la mais simples, a Piticas criou um sistema de consultoria e uma universidade online para tomar conta do colaborador que trabalha nas unidades franqueadas. 'Essa ideia surgiu da nossa experiência fora do Brasil'. Segundo ele, a universidade tem apresentado bons resultados. A rede lança treinamentos novos constantemente no sistema e todos os funcionários precisam fazer e tirar, pelo menos, nota 8 na prova para receber um certificado que comprove a competência para trabalhar nos quiosques. 'É interessante porque você consegue manter todo mundo motivado, padronizado e atualizado sobre o que está acontecendo', explica.
A principal dica do empreendedor é sempre estar em busca de criar inovações. 'O mercado está cansado das mesmas coisas e precisa de novidades', conclui.
O investimento inicial da franquia é a partir de R$ 80 mil, com retorno de 12 a 18 meses.