Investir no próprio negócio passou a ser uma alternativa considerada por muitos empreendedores devido à instabilidade política e econômica no país. Neste cenário, o franchising tem ganhado destaque entre as opções de negócios para quem quer evitar riscos.
Além disso, como definir segmento, operação e localização costumam demandar tempo e dinheiro, investir no repasse de franquias é indicado para quem precisa iniciar imediatamente seu negócio. As redes de franquias não só incentivam essa prática, como auxiliam no processo, fornecendo os contatos dos franqueados para que o novo empresário faça o contato com a rede.
Guilherme Siriani, sócio-diretor da consultoria ba}Stockler, afirma que o repasse da operação em funcionamento elimina algumas etapas do processo, como negociação do ponto, instalação e formação de equipe. “Cabe ao novo empreendedor fazer ajustes do plano de negócios e do planejamento estratégico já existente, concentrando seu foco especificamente para os resultados”.
Entretanto, é preciso tomar cuidado com as redes que possuem muitas unidades sendo repassadas, já que a prática recorrente pode significar que o franqueador não seja rigoroso no processo de seleção, evidenciando o despreparo dos franqueados para o negócio. “Antes de fechar negócio, é fundamental conhecer a rede de franquias a fundo, checando se os franqueados estão satisfeitos e se têm suas demandas e dúvidas atendidas”, alerta.
Confira, abaixo, quatro dicas para adquirir uma franquia em funcionamento sem passar dor de cabeça.
ENTENDA O MOTIVO
Quando se reunir com o franqueador e o franqueado atual da unidade, procure entender quais os reais motivos do repasse para verificar se a intenção é uma situação pontual daquele franqueado ou um erro de estratégia do modelo de negócio ofertado.
ENTREVISTE OUTROS FRANQUEADOS
É importante conhecer o máximo possível da rede de franquias na qual você quer iniciar seu negócio. Converse com franqueados de outras unidades e verifique seu relacionamento com sua loja e com o franqueador. Analise o máximo possível para ter certeza do que está investindo.
CONHEÇA O HISTÓRICO FINANCEIRO
Verifique o histórico de resultados financeiros da unidade, bem como os débitos com fornecedores. Um contador e um advogado podem ajudar a analisar todos os riscos tributários e fiscais.
ANALISE E PREPARE UM NOVO PLANO DE NEGÓCIOS
Em parceria com a franqueadora, prepare um novo plano de negócios com objetivos claros e prevendo o momento atual do mercado, as perspectivas e direcionamentos futuros. Essa iniciativa auxiliará na condução e gestão da unidade a médio e longo prazo, sustentando sua operação.