Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Confira como construir uma identidade de liderança

Um gestor não é obrigatoriamente considerado um líder. Líderes são as fontes de conhecimento e inspiração de suas equipes e clientes: mais do que governar, são os responsáveis por apontar o caminho correto para evolução do seu time e do seu negócio.

Liderar é saber como motivar uma equipe, mantê-la satisfeita e ainda obter bons resultados. Liderar é saber agir com as pessoas, propor ideias inovadoras e destacar-se nos negócios. É também saber influenciar, possuir poder de argumentação e ter a habilidade de defender seu ponto de vista. Sempre em busca de resolver problemas e dar soluções em conjunto com seu time.

Ao desenvolver uma identidade de liderança, um gestor passa a compreender melhor seu papel na estrutura organizacional da empresa e sua importância para o progresso de sua equipe e, consequentemente, de suas demandas.

MAS POR ONDE COMEÇAR?

Existem três características básicas que devem compor o perfil de um líder: originalidade, coragem e a capacidade de deixar um legado para o próximo.

ORIGINALIDADE

Líderes bem-sucedidos não imitam o discurso de outras pessoas, e sim seguem uma linha de pensamento original baseada em suas próprias experiências. Ou seja, possuem a capacidade de compreender que gerenciar uma equipe baseada em modelos antigos de governança tende a bloquear a evolução do time como um todo. A originalidade nos negócios é considerada incomum, por isso, quando um líder opta por seguir sua própria identidade, suas ações parecem ser mais impactantes, o que auxilia o grupo a converter diferenças em oportunidades.

CORAGEM

Líderes corajosos ensinam suas equipes a serem mais corajosas. Não basta apresentar os pontos que precisam ser aperfeiçoados, um líder deve fazer parte da mudança: tomar frente e agir em conjunto com seu time para que ela aconteça. Acreditar na importância de suas funções e responsabilidades é o princípio para que consiga gerar bons resultados, mas a coragem de um líder não será medida apenas por suas escolhas pessoais, e sim pelo êxito em ajudar os outros a trilharem e terem sucesso em seus próprios caminhos.

LEGADO

Muitas pessoas associam a palavra legado ao fim da carreira de alguém. Porém, o termo pode estar sendo empregado da maneira incorreta. Um legado não deveria ser definido apenas pelas experiências deixadas ao final de uma profissão. Ele está presente e é conquistado a cada momento compartilhado, decisão tomada, ação defendida e até mesmo erros superados ao longo das atividades exercidas. Por isso, os principais legados de liderança são aqueles que servem como inspiração para o próximo, auxiliando na busca pelo sucesso a partir do aprendizado. E isso pode – e deve – ser ensinado por um líder independentemente do momento em que ele esteja de sua carreira.

Post ID: | Current Page ID: 6127

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.