Para transformar a sua empresa uma rede de franquias, é importante que a companhia esteja preparada e tenha uma gestão eficiente dos negócios. Se você deseja saber qual é o momento ideal e como deve ser realizado o processo, veja a seguir as dicas de 4 franqueadores entrevistados pelo Santander Negócios & Empresas:
1. Faça uma avaliação profissional para entender se o modelo pode ser multiplicado e saber os impactos positivos e negativos
Para o diretor executivo da SMS Digital e Acqio Franchising, Kawel Lotti, é necessário ter a certeza de que o negócio é rentável e ele deve operar há mais de dois anos com sucesso. 'Profissionalize a administração da empresa, a governança, as pessoas, os processos e os fluxos. Priorize capacitação, treinamento e suporte para a rede de franquias', diz.
2. Sempre coloque o franqueado como prioridade, porque o sucesso dele é o sucesso do franqueador
O diretor executivo da Maria Brasileira, Felipe Buranello, aconselha a contratação de um gestor para administrar a unidade própria: 'assim, o empresário terá tempo necessário para focar na rede de franquias que irá se constituir e, na sequência, já ir começando a formar a equipe de suporte ao franqueado.' Para Buranello, é fundamental desenvolver todos os instrumentos necessários, por exemplo, 'circular de oferta de franquias, contrato empresarial, plano de negócios e apresentação da empresa.'
3. A marca precisa ser fortalecida
De acordo com o diretor executivo da San Martin Seguros, Carlos Alexandre Gomes, uma boa equipe de Marketing e uma assessoria de imprensa são fundamentais para fortalecer a imagem da marca. Além disso, o negócio precisa ser replicável: 'não pode ser algo que considere sazonalidade ou regionalismo. Uma boa ideia pode até se tornar uma rede de franquias, mas só depois de experimentada', afirma.
4. Tenha todos os processos totalmente definidos
'Estruture uma boa equipe para suportar a operação e o ingresso de novos franqueados', recomenda o diretor comercial da Gigatron Franchising, Marcelo Salomão. Para ele, ter um bom software de gestão e métricas é essencial para acompanhar os números do negócio, pois uma rede cresce com a otimização de contas e ganhos escaláveis. 'Também é interessante participar do maior número possível de feiras e eventos', aconselha.
Para o diretor executivo da SMS Digital e Acqio Franchising, Kawel Lotti, é necessário ter a certeza de que o negócio é rentável e ele deve operar há mais de dois anos com sucesso. 'Profissionalize a administração da empresa, a governança, as pessoas, os processos e os fluxos. Priorize capacitação, treinamento e suporte para a rede de franquias', diz.
2. Sempre coloque o franqueado como prioridade, porque o sucesso dele é o sucesso do franqueador
O diretor executivo da Maria Brasileira, Felipe Buranello, aconselha a contratação de um gestor para administrar a unidade própria: 'assim, o empresário terá tempo necessário para focar na rede de franquias que irá se constituir e, na sequência, já ir começando a formar a equipe de suporte ao franqueado.' Para Buranello, é fundamental desenvolver todos os instrumentos necessários, por exemplo, 'circular de oferta de franquias, contrato empresarial, plano de negócios e apresentação da empresa.'
3. A marca precisa ser fortalecida
De acordo com o diretor executivo da San Martin Seguros, Carlos Alexandre Gomes, uma boa equipe de Marketing e uma assessoria de imprensa são fundamentais para fortalecer a imagem da marca. Além disso, o negócio precisa ser replicável: 'não pode ser algo que considere sazonalidade ou regionalismo. Uma boa ideia pode até se tornar uma rede de franquias, mas só depois de experimentada', afirma.
4. Tenha todos os processos totalmente definidos
'Estruture uma boa equipe para suportar a operação e o ingresso de novos franqueados', recomenda o diretor comercial da Gigatron Franchising, Marcelo Salomão. Para ele, ter um bom software de gestão e métricas é essencial para acompanhar os números do negócio, pois uma rede cresce com a otimização de contas e ganhos escaláveis. 'Também é interessante participar do maior número possível de feiras e eventos', aconselha.