Foto: Envato Elements
Além do consumidor estar cada vez mais exigente por organizações que adotem práticas sustentáveis em seu negócio, a gestão adequada do uso dos recursos naturais pode garantir ainda mais eficiência para o seu negócio.
O consumo de energia elétrica, por exemplo, é um dos principais pontos de atenção. Reveja seus processos e verifique se nenhum procedimento – ou até mesmo hábito – está fazendo com que a organização gaste muito mais do que deveria.
Confira a seguir como reduzir o consumo de energia da sua empresa.
1. Aproveite a luz solar
A primeira solução é mais simples do que parece: às vezes, abrir as cortinas do escritório já permite que algumas lâmpadas sejam desligadas. Se possível, reorganize o escritório de forma que a iluminação artificial seja cada vez menos necessária.
2. Evite cores escuras
Outra dica que melhora o uso da energia natural é apostar em cores claras para dentro do escritório, uma vez que cores escuras pedem mais iluminação.
3. De olho nas lâmpadas
Suas lâmpadas estão dispostas da melhor forma? Verifique se as luminárias estão instaladas no melhor lugar com a ajuda de um arquiteto. Além disso, troque as lâmpadas incandescentes pelos modelos de LED. Trocar 180 lâmpadas pode gerar uma economia de até 80% com iluminação. Isso porque, enquanto uma LED dura cerca de 50 mil horas, as incandescentes duram apenas 1,2 mil.
4. Verifique os equipamentos
Equipamentos antigos consomem muita energia. Verifique desde os equipamentos de produção até os computadores de cada colaborador para analisar se precisam ser trocados. O investimento inicial pode ser maior, mas você verá diferença na conta nos meses seguintes – e o meio ambiente agradece.
5. Pesquise sobre a energia solar
Pesquise se a energia solar pode ser aplicada no seu negócio. Muitas empresas já utilizam a técnica e, com isso, o custo da tecnologia tem caído significativamente.
6. Conscientize os funcionários
A mudança também deve vir de dentro. É preciso conscientizar os funcionários a respeito das práticas sustentáveis da organização. Incentive-os, por meio da comunicação interna, a terem boas práticas dentro do ambiente de trabalho. Desligar o computador ao sair, não esquecer de desligar as luzes ao ir embora, optar pela luz natural ao invés da artificial e, principalmente, ter um consumo de energia consciente.