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Como negociar em períodos de instabilidade econômica

Foto: Shutterstock

Um empreendedor bem-sucedido precisa se organizar para suprir a necessidades de aprimorar suas habilidades de negociação e conhecimentos técnicos. Para isso, é importante buscar oportunidades de estudo, que podem ser encontradas através de treinamentos, livros, cursos, vídeos, entre outros.

Para o consultor Eduardo Ferraz, a capacidade de negociação torna-se ainda mais essencial em tempos de instabilidade econômica. 'As pessoas que fizerem o dever de casa e analisarem todos os dados vão conseguir passar melhor por esse período', disse.

Confira as recomendações do especialista para negociar melhor durante esse momento:

1. Evite dar descontos, mas não deixe de prestar um serviço diferenciado
Na maioria dos casos, um pequeno empresário não pode dar descontos de 15 e 20% do produto, senão a empresa pode correr risco de queda no faturamento. No entanto, ele pode analisar prestar um serviço extra, como adiantar a chegada do produto, dar um treinamento especial para a equipe de vendas ou brindes.

'O que vai fazer a diferença é o serviço: reflita o que sua empresa pode fazer para dar algo a mais, a fim de vai fidelizar o cliente', explicou Ferraz.

2. Procure alternativas
Tente não prender-se aos mesmos clientes. 'No período de instabilidade financeira, busque fornecedores e clientes alternativos, que possam oferecer opções mais rentáveis'.

3. Invista em autoconhecimento
É importante conhecer bem o estilo de cada negociador. 'Analise bem seu próprio estilo para intensificar as características positivas e tentar neutralizar as negativas', alertou o especialista.

4. Adapte-se ao estilo do outro negociador
Além de entender o seu próprio estilo, estude a forma como atua o outro negociador. Segundo Ferraz, existem 5 grandes estilos de negociadores a que o empreendedor precisa ficar atento: competitivo, cooperante, impaciente, perfeccionista e o sedutor.

5. Defina metas claras antes do início da negociação
Cada negociação precisa ser estudada previamente. 'As metas devem ter margens de negociação definidas antes da negociação'.

Ferraz ressalta que além de aprimorar as habilidades de negociação, ser transparente com seus funcionários e colaboradores pode fazer a diferença em longo prazo. 'Reúna a equipe e abra o jogo: quando o empreendedor coloca as pessoas no mesmo barco, a empresa ganha um novo fôlego', concluiu.

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