Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Como franquias podem estimular a sustentabilidade

Foto: Shutterstock

Quando, em 2009, Marcos Mendes decidiu fundar a Acquazero e apostar em um nicho de mercado que lhe parecia promissor, as práticas de sustentabilidade nas empresas ainda não eram tão difundidas como são hoje. Se, por um lado, ele já tinha alguma experiência no ramo, pois chegou a ter um lava rápido dois anos antes, enquanto trabalhava na área de tecnologia da IBM, por outro, o negócio era julgado como um tanto desafiador, já que ele propunha um sistema de lavagem de carro praticamente sem água. O método de limpeza ecológica é possível graças a uma cera com base de carnaúba, que precisa de apenas cerca de 300 ml de água para lavar o automóvel.
 
Hoje, a empresa possui um sistema de franquias que está presente em quase todo o País, por meio de 233 unidades. Segundo Mendes, a escassez de água foi um divisor de águas para seu negócio. 'Foi o que nos consolidou: de 2013 para 2014, o nosso crescimento mais do que dobrou em relação ao período anterior', diz ele. Para este ano, a expectativa é positiva. 'Acredito que 2016 vai ser bom. O franchising é um negócio sólido e que traz segurança para quem investe. Além disso, a sustentabilidade é a bola da vez.'

Com uma proposta semelhante, a TRC Sustentável oferece soluções capazes de reduzir até 60% o consumo de água de condomínios, empresas e grandes indústrias. O negócio começou em 2004, quando Anderson Silva enxergou um grande potencial nesse mercado. A empresa desenvolveu uma tecnologia que localiza os vazamentos da rede e permite corrigir a perda de volume de água tratada. Há outros projetos que também oferecem, por exemplo, serviços de reaproveitamento da água. 'Nacionalmente, podemos economizar, em média, 10 milhões de litros de água por mês com os nossos clientes', conta Silva. De acordo com ele, 87% dos clientes consomem mais água do que o nível ideal.

A TRC Sustentável entrou para o franchising em 2013 e, atualmente, conta com 45 franquias espalhadas por 18 estados brasileiros. Segundo o fundador, desde 2013, a procura pelos serviços da empresa aumentou em mais de 300%. Para esse ano, a expectativa também é alta: 'queremos crescer mais de 200% com relação a 2015, tanto no número de franquias, como no de serviços prestados.'

Uma maneira de se atualizar e aprender ainda mais sobre o tema é realizar o Curso Online 'Responsabilidade Social e Sustentabilidade das Organizações', disponibilizado pelo Programa Avançar do Santander Negócios e Empresas. Aproveite também para conhecer os outros Cursos Online e os mais de 210 títulos de Vídeos sobre os temas: Gestão de Pessoas, Orientação Financeira, Marketing, Planejamento Estratégico, Jurídico, entre outros.


Quer acessar outros conteúdos para ajudar a desenvolver os seus negócios? O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 1020

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.