Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Como conscientizar seus funcionários a respeito da sustentabilidade

Foto: Shutterstock

Cada vez mais empresas compreendem a relevância da sustentabilidade, termo que engloba ações e questões ligadas à preservação do meio-ambiente, à promoção do bem-estar e qualidade de vida, à responsabilidade social e à cidadania. Mas, mais do que compreender a importância, as organizações tem a responsabilidade de conscientizar seus funcionários acerca dos conceitos. Isso porque, a companhia não consegue alcançar metas socioambientais internas se não contar com a colaboração de seus profissionais.

Fato é que: não há mais como desenvolver uma atividade econômica sem considerar seus impactos sociais e ambientais. Clientes estão em busca de um consumo cada vez mais consciente e prezam por empresas que garantem gerar um impacto positivo na sociedade na qual estão inseridas.

Por isso, é fundamental que, se ainda não possui iniciativas de engajamento interno, a empresa crie ações e campanhas que promovam a conscientização de seus colaboradores, para que internalizem a importância do desenvolvimento sustentável em seus processos, funções e até mesmo atitudes do dia a dia: os funcionários devem ser estimulados a adotar os valores que a empresa pretende fundamentar suas práticas socioambientais.

Por onde começar?

O ambiente interno da empresa deve ser favorável às práticas sustentáveis. Antes de todos os funcionários serem conscientizados acerca do tema, é fundamental que a liderança da organização passe por treinamentos e também por ações de engajamento, para que internalizem o conceito e auxiliem no desenvolvimento sustentável de seus liderados.

Os líderes da empresa, além de deterem de conhecimento sobre as práticas sustentáveis, também precisam ser orientados a tornarem-se mais abertos para sugestões e colaborações de todos os funcionários da organização – essa atitude ajuda os colaboradores a se sentirem mais engajados em relação às causas.

Após a conscientização da liderança, é hora de criar uma nova cultura organizacional, dessa vez mais sustentável. Nesse momento, é hora de rever todos os processos da empresa e como eles atingem a sociedade, para, então, pensar em como redefini-los, de forma que tenham menos impacto negativo no meio ambiente e mais impacto positivo na comunidade na qual a companhia está inserida.

Definidas as novas práticas e objetivos sustentáveis, é hora de capacitar os funcionários acerca do tema. Os colaboradores precisam ter conhecimento sobre sua importância e o impacto que a mudança nos processos trarão para a sociedade como um todo para que passem a adotar as novas metas e comportamentos em seu dia a dia.

A capacitação pode ser feita por meio de reuniões, workshops, treinamentos e palestras, mas também deve ser contínua: a empresa deve se preocupar em tratar o tema constantemente em suas comunicações internas, relatórios e campanhas.

Tenha acesso aos conteúdos exclusivos do Programa Avançar, feitos para ajudar você a impulsionar o seu negócio! Cadastre-se em nosso portal e confira.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.