Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Saiba como a história do tenista Guga pode inspirar um empreendedor

Foto: Denis Carvalho/Endeavor

'Realizador de uma tarefa muito difícil'. Foi essa frase que Gustavo Kuerten, o Guga, disse que encontrou ao procurar a palavra ‘empreendedor’ no dicionário. Em palestra no Day1, evento de empreendedorismo organizado pela Endeavor com patrocínio do Santander, o tenista tricampeão de Roland Garros inspirou, emocionou e incentivou os empreendedores a buscar o sucesso. 'Para mim é um mundo novo; vivi sempre dentro do esporte, querendo medir a minha performance e resultados', admitiu Guga.

Sua trajetória é repleta de superação, vitórias e obstáculos. Ao narrar detalhadamente como aconteceu a partida final que terminou com a segunda conquista do torneio Roland Garros em 2000, o tenista compartilhou como é importante controlar sentimentos de pressão e ansiedade. 'Ganhar a segunda vez foi ainda mais difícil porque eu já era um dos favoritos. Foram quase 50 minutos dessa loucura: uma montanha-russa de sentimentos', disse ele.

Contando sobre o momento em que perdeu seu patrocínio, Guga também incentivou os empreendedores a não desistir de seus objetivos. 'De repente, não tem mais! De uma hora pra outra, foi a maior paulada que eu levei e pensei ‘será que eu sou bom o suficiente? ’ E foram diversas histórias assim'. Segundo o tenista, dessa forma, ele foi se fortalecendo e aprendendo que é preciso fazer esforço para alcançar seus sonhos.

Ao falar sobre as dificuldades e superações em sua vida profissional e pessoal, Guga emocionou-se ao lembrar-se de quando sua mãe precisou cuidar dos três filhos sozinha, após o falecimento de seu pai. 'Chegou um momento em que a minha mãe estava disposta a vender e fazer tudo pelo sonho do filho'.

Além de não desistir, Guga estimulou os empreendedores a sempre buscarem força: 'a nossa real capacidade esta muito distante do que conseguimos enxergar'.

Guga participou da oitava edição do Day1, que comemorou os 15 anos da Endeavor. Também palestraram grandes nomes do empreendedorismo como Nelson Sirotsky, do Grupo RBS, Daniel Wjuniski, da Minha Vida, Vilmar e Aline Ferreira, da Aço Cearense, Flávio Augusto, do Instituto Geração de Valor.

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 3800

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.