Busca
Agronegócio Empreendedorismo

CHECKLIST: O que você precisa saber para se proteger de um franqueador

Foto: Shutterstock

Participar de uma rede de franquias pode ser uma oportunidade de ouro para iniciar um negócio próprio. Além de contar com um modelo já estabelecido e marca reconhecida, os empresários contam com um treinamento específico para garantir o sucesso da empresa.

Contudo, nem sempre essas vantagens representam segurança para o franqueado. Por isso, é essencial manter em mente como se proteger. O primeiro passo é encontrar um advogado especializado em franquias para acompanhar todo o processo de contratação, mas isso não é tudo.

A seguir, confira um checklist dos principais pontos de atenção na hora de participar de uma rede de franquias:

1. A franquia pertence a uma pessoa ou se trata de uma empresa com gestão experiente e bem treinada?

2. O franqueador está oferecendo um território exclusivo para a instalação da franquia ou ele pode vender outras unidades a outras pessoas na sua área de atuação? Se esse for o caso, você tem direito de preferência nas áreas adjacentes?

3. O franqueador vai sublocar um espaço para você ou ao menos ajudá-lo a encontrar o local adequado para operar sua franquia?

4. Seu franqueador fornece financiamento? Se sim, em quais termos?

5. Ao conversar sobre as vendas, o franqueador ofereceu informações sobre vendas, lucro e ganhos reais, médios ou previstos?

6. Durante as negociações você chegou a saber as taxas de sucesso dos franqueadores já existentes? Você sabe quem são esses franqueados e em que locais eles atuam?

7. Existem restrições sobre os itens que você está autorizado a vender? Se sim, quais são eles?

8. Seu franqueador permite variações nos contratos de alguns de seus outros franqueados? Qual é a natureza dessas alterações?

9. Caso você venda a sua franquia de volta ao franqueador sob o direito de preferência, você será compensado pelo tempo dedicado ao negócio?

10. O franqueador possui quaisquer marcas registradas em nível federal, marcas de serviço, nomes comerciais, logotipos e/ou símbolos? Como franqueado, você tem direito a usar essas informações sem reserva ou existem restrições, exceções e condições? Se a resposta for positiva, que restrições são essas?

11. O franqueador possui patentes e direitos autorais sobre os equipamentos que você venha a utilizar e itens que venha a vender?

12. O franqueador tem acordos de patrícios com figuras públicas para fins de publicidade? Se sim, quais os termos?

13. O franqueador tem pesquisado você cuidadosamente o suficiente para assegurar a si mesmo que você é capaz de operar com sucesso a franquia e obter um lucro satisfatório tanto para ele quanto para você?

14. O franqueador cumpre todas as leis referentes ao seu negócio?

Antes de colocar dinheiro em uma determinada marca, esclareça essa série de dúvidas com o franqueador. Assim, você evita armadilhas.

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.