Todos já passamos por isso. Dias complicados, cheios de tarefas no trabalho, que continuam mesmo depois do fim do horário. Aquela famosa sensação de não conseguir desligar. Tudo isso é muito prejudicial para todos os âmbitos da vida.
Conheça os benefícios de ter um hobby
Sabia que algumas ações simples podem servir como um bom ponto final na rotina, permitindo um descanso satisfatório? Veja o que você pode fazer para terminar o seu expediente melhor.
Organize o ambiente
Nada pior do que começar a jornada com uma mesa totalmente bagunçada, um verdadeiro caos de papéis e formulários. Uma boa solução está em finalizar o expediente organizando o seu espaço de trabalho. Além de diminuir a frustração no dia seguinte, a ação é uma alternativa leve de encerramento.
Liste as pendências
Ao finalizar o horário, uma boa ideia está em listar as atribuições que continuam pendentes. Além de proporcionar uma boa noção do que resta para os próximos dias, a atitude destaca o que foi cumprido.
Faça uma reflexão positiva
É bastante usual que o término do expediente traga uma sensação de alívio, normalmente acompanhada de uma sensação negativa quanto ao dia de trabalho que terminou. Faça o exercício de enxergar os pontos benéficos do que aconteceu – uma negociação de sucesso, o elogio de um supervisor, um diálogo legal com os colegas. O efeito dessa ação é benéfico e ajuda a combater o estresse e o esgotamento no fim do dia.
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Procure sempre implementar essas ações antes de deixar o escritório de forma a criar uma espécie de barreira psicológica entre o mundo do trabalho e o mundo pessoal.
Sabemos que uma separação total é quase impossível, mas o hábito de constantemente intercambiar angústias entre eles é bastante danoso para a saúde mental e para o desempenho profissional. Pense nisso e aplique boas ações para terminar o expediente!