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Faça um benchmarking que gere ideias em 5 passos

A comparação nem sempre é vista com bons olhos pela sociedade, visto que cada pessoa tem as suas próprias habilidades. No entanto, se formos levá-la para o âmbito corporativo, ela pode ser positiva. Um exemplo disso é o benchmarking, uma análise comparativa das melhores práticas usadas pelas empresas de um mesmo setor.

A arte de fazer benchmarking leva a empresa a desenvolver iniciativas que contribuem para o seu crescimento e melhor posicionamento no mercado. Quer aplicá-la ao seu negócio? Confira o artigo a seguir!

1. Conheça o seu concorrente

Para fazer benchmarking é necessário conhecer a concorrência. O primeiro passo é determinar o seu posicionamento e o público-alvo, pois isso vai ajudá-lo a identificar as organizações com posicionamento similar e produtos ou serviços competem com os seus.

Esse processo examina desde o objetivo do concorrente até os recursos que ele possui, a fim de estimar a sua capacidade de atender à demanda do público.

2. Analise os processos

O próximo passo é averiguar os processos da concorrência. Para isso é necessário coletar dados de produção, por exemplo. Apesar de os processos de muitas organizações serem sigilosos, é possível conseguir bons insights em documentos públicos, em alguma reportagem ou publicação especializada.

Por exemplo, quando uma empresa está inserindo uma nova tecnologia na produção e teve um aumento no lucro, ela pode divulgar a uma revista do setor. É a partir da união desses dados que você fará a análise.

3. Compare e documente o resultado

Essas informações servem ainda a outra forma de fazer benchmarking: comparação e documentação de resultado. Agrupe os relatórios da sua empresa e solicite à equipe uma reunião para cruzar os dados.

Uma dica é realizar a comparação com empresas similares à sua. Observe o custo de produção, o uso de tecnologia e a produtividade da equipe, por exemplo. Isso ajuda a identificar tanto a desvantagem do seu negócio em relação aos outros quanto os seus pontos fortes.

4. Faça e/ou acompanhe as pesquisas de mercado

A opinião do consumidor é um indicador essencial para a empresa que deseja se destacar. Por isso, procure realizar ou acompanhar as pesquisas de mercado realizadas por consultorias.

Se for fazer a sua própria pesquisa, peça aos consumidores que relatem sua experiência de compra, o que gostam, o que é preciso melhorar, entre outros feedbacks.

Se optar por uma pesquisa pronta, procure analisar o que os clientes falam das outras empresas. Vale destacar principalmente o que eles apontam como diferencial ou fraqueza da concorrência.

5. Documente a sua descoberta

O mercado é cíclico e as tendências mudam com o passar do tempo — o que faz com que os dados das empresas também sofram interferência. Entretanto, é importante documentar todas as informações obtidas ao fazer benchmarking.

Isso ajuda a tornar o processo contínuo, já que cria uma cultura analítica entre os profissionais. Tenha uma base de cases de sucesso. Assim, a equipe poderá fazer consultas constantes para implementar melhorias.

Fazer benchmarking é uma maneira de se inteirar sobre o mercado e as suas mudanças, mas também de ganhar em competitividade. Afinal, reproduzir boas práticas dos concorrentes ajuda a melhorar o que é oferecido ao consumidor.

E então, o nosso artigo foi útil? Quer potencializar o seu benchmarking? Entre em nossa página sobre Estratégia e Gestão e faça o diagnóstico da sua empresa. Conhecendo bem o seu negócio e o mercado em que atua, você terá condições de efetuar um benchmarking mais efetivo.

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