Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Ataque à causa, não ao efeito

"Os empreendedores precisam ser cautelosos na hora de tomar decisões para solucionar determinado problema, pois, muitas vezes, eles podem estar apenas resolvendo o seu efeito.
Seu produto está chegando quebrado aos pontos de venda. Qual solução a ser dada?

Para tudo! Já estamos começando de forma errada, pois ainda nem sabemos qual é o problema raiz, como é que vamos ter alguma solução?

O produto pode estar se quebrando em diversas etapas do processo: no embarque, no desembarque, durante o trajeto ou até mesmo ainda no seu estoque. Se você optasse por reforçar a embalagem de seu produto, certamente o índice de quebras iria diminuir, mas sob um custo bem maior. Por outro lado, se identificasse que o problema se encontra no processo do embarque, o custo seria apenas de alteração do processo.

Uma ferramenta interessante para uma melhor visualização do cenário é o diagrama de Causa e Efeito, também conhecido por Espinha de Peixe ou diagrama de Ishikawa.

Você não precisa de nenhum software ou tecnologia; um simples lápis e papel é o suficiente. O importante é pensar de maneira holística para o problema. Uma reunião de brainstorm e um quadro branco são melhores ainda, pois reúnem várias pessoas com diferentes perspectivas. Cada um dos agrupamentos permite que temas diferentes sejam abordados. Não há nenhuma regra que dite se o tipo de produto ou serviço necessita de mais ou menos agrupamentos, é apenas para guiá-los no processo."

Fernando Angelieri é formado em Processamento de Dados pela FASP, com MBA em Gestão Estratégica de TI pela FIAP e em Administração pela FVG. Atuou em grandes empresas como Accenture e Microsoft e atualmente é um dos fundadores da TradingWorks, ferramenta na nuvem com foco na gestão de timesheet, atividades e projetos.

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.