Além de fatores evidentemente importantes como as finanças, o marketing, os recursos humanos e vários outros, existem elementos que podem sustentar a manutenção de seu empreendimento de maneiras sutis. A psicologia das cores, por exemplo, é uma área de estudo muito interessante e que apresenta noções úteis para o empreendedorismo.
A psicologia das cores é a abordagem dos efeitos dos diferentes tons cromáticos na mente humana. As cores influenciam as pessoas – não de uma maneira manipulativa, mas de forma a estimular comportamentos. Usar tais estudos a favor do empreendimento é uma ótima ideia.
Veja algumas recomendações para utilizar e definir as cores do seu escritório de maneira a influenciar sua produtividade.
Cor e produtividade
As relações entre a exposição a certos tons e impactos na produtividade são íntimas, muito embora nem tão explícitas. Segundo especialistas, o principal aspecto não é na escolha da cor em si, mas de sua intensidade.
A saturação de um tom é o diferencial: quanto mais saturada uma cor, maior o seu nível de estimulação.
A psicologia das cores define, ainda, relações entre os tons mais usados e os efeitos mais comumente associados a eles.
Amarelo
O amarelo está ligado à criatividade. Além disso, é dito que tem conexões diretas com as emoções, ego e otimismo. Suas características podem incentivar a coragem de mudar, de propor soluções criativas no cotidiano. Usar a cor em ambientes de criação pode ser uma boa ideia.
Verde
A cor verde e suas tonalidades estão relacionadas à noções de equilíbrio, calma e segurança. Indicado para ambientes onde ocorrem transações comerciais frequentes ou reuniões de negócios.
Azul
Conhecido como a cor mais produtiva, o azul tem conexão com a mente e com produção de resultados. Também é ligado a uma noção de seriedade e profissionalismo.
Vermelho
O vermelho estimula o corpo, o físico. Atividades ligadas ao físico e material são incentivadas pela presença da cor. Para espaços de trabalho onde a ação é prioridade, escolha o vermelho.
A chave é a combinação
Cores não funcionam sozinhas (e ambientes monocromáticas não ficam muito legais também). Trabalhe com combinações, levando em conta os efeitos esperados para cada cor. Lembre-se que a saturação também é relevante, além das inúmeras variações dentro de cada cor – experimente com a paleta.
Ferramentas como o Palletonsão ótimos recursos. Registrando uma cor de sua preferência, você tem acesso a possíveis combinações dentro da paleta e recomendações para os esquemas cromáticos.