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Um líder tem como responsabilidade guiar sua equipe. Suas principais funções são estimular a eficácia do trabalho do time, incentivar a importância do cumprimento de prazos, mostrar o papel de cada membro dentro da organização e promover a motivação do grupo.
Gestores estão assumindo novas formas de atuação para tornarem-se a figura de liderança dentro de suas empresas. Eles devem ter em mente que um líder bem-sucedido possu
i quatro características fundamentais: confiança, compaixão, determinação e inovação.
Desenvolver essas habilidades são o segredo para alcançar o sucesso dentro da organização. Entenda um pouco mais sobre cada uma delas e descubra como adaptá-las a sua forma de gerenciar.
Confiança
Um líder tem que conquistar a confiança da sua equipe para desenvolvê-la como time. Os membros devem se sentir à vontade na presença de seu gestor e acreditarem nos resultados que ele apresenta como área. Além disso, o líder é o principal canal de comunicação entre a empresa e seus funcionários, tendo como obrigação ser transparente a respeito de todos os processos. Quando o líder e os liderados compartilham os mesmos objetivos e propósitos, fica mais fácil estabelecer metas, realizar feedbacks e criar projetos de melhoria em conjunto.
Compaixão
Uma equipe com uma ótima performance com certeza está motivada. Que tal começar a lidar com seus liderados com mais empatia? Pequenos gestos como convites para almoçar, reuniões em grupo, feedbacks construtivos e, acima de tudo, ações de reconhecimento têm um enorme impacto sobre as entregas da área. Procure, também, entender as necessidades, os objetivos e o modo de agir de caba membro. Isso contribui para o crescimento e desenvolvimento do time.
Determinação
Como líder, você deve estar aberto a ouvir e aprender com os outros. E, em tempos de incerteza, funcionários anseiam por transparência e clareza nas informações. Você não terá sempre todas as respostas, mas com sua confiança e compaixão alinhados, poderá compartilhar sua visão com a equipe e aproximá-los ainda mais dos objetivos da área. Além disso, quem possui um cargo de liderança deve ter determinação e convicção de que alcançará as metas definidas e tomará as decisões corretas; e tem como propósito engajar seus liderados com essa motivação.
Inovação
Inovar é um assunto discutido diariamente nos ambientes corporativos, pois uma empresa que não promove a inovação torna-se ultrapassada em questão de meses, perdendo sua competitividade. Um líder deve ser inovador para resistir às mudanças do mercado e deve motivar sua equipe para conseguir passar por essas transformações – além de estimulá-los a inovar em suas demandas. Liderar não é uma tarefa fácil e requer coragem na tomada de decisões, mas com seu time alinhado a situação, fica muito mais fácil alcançar resultados.