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A apresentação como estratégia para o seu negócio

Foto: Shutterstock


Uma das atividades presentes em diversos momentos na rotina corporativa são as apresentações. Ao realizar essa tarefa, o profissional pode, muitas vezes, ter dúvidas sobre como montar a apresentação ou como conseguir prender a atenção do seu público.

Para o sócio da SOAP (State of the Art Presentations), empresa especializada em consultoria em apresentações, Fábio Mattos, a apresentação não deve ser encarada apenas como uma sequência de slides. 'Uma apresentação é algo muito maior do que pensar só no Power Point: é uma estratégia de negócios', disse.

Conheça os 4 pilares importantes para o planejamento de apresentações, de acordo com a SOAP:

1 – Defina a estratégia
Há vários elementos que mapeiam a estratégia de uma boa apresentação. Primeiramente, você precisa definir a sua audiência: o que o seu público precisa? Quais são as necessidades? O segundo passo é conectar-se ao público e surpreendê-lo sabendo que a definição de objetivo da apresentação é diferente de objetivo do negócio. Qual a mensagem central que você quer passar com a sua apresentação?

2 – Roteiro estruturado
Projete exatamente qual e como vai ser a história que você vai contar através da sua apresentação. Cerca de 70% do tempo do planejamento da apresentação deve ser gasto nestes dois primeiros pilares.

3 – Solução visual
Segundo Mattos, o Power Point é a plataforma mais utilizada pela SOAP, mas muitas pessoas também montam suas apresentações em ferramentas como Prezi ou Keynote. 'Você precisa lembrar que a plataforma utilizada é apenas o meio por onde uma apresentação ser transmitida ao público', disse. Não concentre toda a sua atenção apenas nesse pilar.

4 – Apresentador
O apresentador precisa estar bem preparado para passar credibilidade à audiência e saber interpretar o roteiro. Para Mattos, 'qualquer pessoa pode aprender a falar em público, bastar ter treinamento e preparação'.

É importante ressaltar ainda que uma apresentação não precisa, necessariamente, começar definindo a missão e os valores da empresa. O sócio da SOAP recomenda também que você comece a apresentação respondendo como você pode ajudar o seu público. 'Não inicie o discurso falando de você, mas sim da sua audiência', concluiu.




 

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