Busca
Agronegócio Empreendedorismo

A importância da certificação ambiental para seu negócio

Foto: Shutterstock

Empresas estão cada vez mais preocupadas em garantir produtos com padrões de certificação ambiental para manterem uma boa posição no mercado e conquistarem a confiança dos consumidores. A certificação é o que garante – e legitima – que a organização se enquadra em ações de sustentabilidade.

Consumidores, parceiros e o próprio mercado valorizam empresas que estejam em dia com suas certificações ambientais, afinal, é a prova de que a companhia está reduzindo os impactos ambientais da sua produção, preocupando-se com o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da comunidade em que está inserida.

Os selos de certificação ambiental atendem a demandas e necessidades específicas, cabe a empresa entender qual se encaixa melhor a sua realidade. Eles não só são benéficos para a organização, como também para toda população, pois conseguem educar os consumidores sobre impactos ambientais de produção, uso e descarte.

Conheça os principais selos de certificação ambiental e veja qual está relacionado ao modelo do seu negócio:

ISO 14001

Administrado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), certifica projetos de sistema de Gestão Ambiental, visando criar um equilíbrio entre o negócio e o meio ambiente. Para obtê-lo, é preciso passar por uma auditoria, que irá verificar todos os processos da empresa e como eles impactam o ecossistema.

FSC (Forest Stewardship Council)

Assegura que as matérias-primas utilizadas por uma empresa não agridem o meio ambiente. É um dos certificados mais reconhecidos no mundo e, para adquiri-lo, é necessário passar por um processo de auditoria, feito por órgãos competentes.

Roto ecológico ABNT

Atesta quais produtos e serviços são mais ambientalmente amigáveis. Consiste em uma metodologia voluntária de certificação e rotulagem de desempenho ambiental, que visa informar aos consumidores sobre quais produtos são menos agressivos ao meio ambiente.

Certificado rainforest alliance

Disponível para empresas que cultivam, industrializam ou comercializam matérias-primas, a certificação confere se a produção cumpre normas de preservação ambiental e melhora a qualidade de vida da comunidade na qual está inserida.

Ecoetiqueta CNDA

A empresa precisa comprovar periodicamente, por meio de laudos técnicos, para receber. Garante a qualidade ecológica e socioambiental do serviço ou produto que tem o apoio da sociedade civil.

Programa carbon free

Criado pela ONU, o programa calcula a emissão de gases de efeito estufa e apresenta como compensá-la por meio de medidas como plantio de árvores.

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.