Busca
Agronegócio Agronegócios

Empresa mostra como ter um agronegócio sustentável

Melhorar os produtos, os processos, as pessoas e o entorno. Esse é o significado de sustentabilidade no agronegócio para o diretor da Fazenda Terra Viva, Frans Schoenmaker. Sediada em Holambra, a empresa pesquisa, desenvolve e produz bulbos, mudas, flores, plantas ornamentais, frutas, cereais, batatas, entre outras.
 
Para Schoenmaker, o aquecimento global, o aumento das áreas de conflitos, o uso de medicamentos controlados e o surgimento cada vez maior de superervas e bactérias resistentes são exemplos de que os modelos de produção, de administração, de consumo e de convivência necessitam de ajustes. 'As empresas precisam investir em captação e reserva de água, bem como em sistemas mais eficientes de irrigação, produção e descarte de efluentes. Além disso, é importante investir em equipamentos energeticamente mais eficientes e limpos.'

Nesse sentido, a Terra Viva trabalha com quatro campos de sustentabilidade: econômico, humano, ambiental e social. 'Faz parte da sustentabilidade humana, zelar pela saúde do corpo e da alma dos colaboradores; bem como promover seu desenvolvimento. Faz parte da sustentabilidade social, promover o desenvolvimento das comunidades nos locais onde atuamos por meio dos nossos programas de responsabilidade social, entre outros.'

Confira a seguir algumas medidas praticadas pela Terra Viva:

1. Na área de Sustentabilidade Ambiental, a empresa investe em um grande tanque de captação de água das chuvas das estufas e implantou o sistema de inundação em 4.000 metros de estufa, que, segundo Schoenmaker, é a forma mais eficiente de irrigação;

2. Todas as fazendas têm reserva legal averbada, mata ciliar em todos os açudes e proteção às nascentes. As curvas de nível e o plantio direto combatem a erosão e proporcionam um melhor aproveitamento da água das chuvas para abastecimento do lençol freático;

3. A Terra Viva trabalha com compostagem de material orgânico e o lixo reciclável tem destinação correta.

Para Schoenmaker, zelar pelo meio ambiente é cuidar dos resultados imediatos e futuros, evitando multas, desastres e garantindo recursos para o futuro. “O investimento nos colaboradores proporciona um ambiente de trabalho melhor, aumenta a capacidade, a criatividade e a energia positiva para gerar resultados e reduz a rotatividade”, explica ele. Além disso, o empreendedor afirma que o investimento nos programas de responsabilidade social traz orgulho para os colaboradores, incentiva o trabalho voluntário e ajuda a atrair talentos.

Veja as dicas de Schoenmaker para um empreendedor:

1. Domine seus processos produtivos (quantidade, qualidade e custos) e faça boas parcerias comerciais;

2. Fique de olho no caixa! Tenha um bom planejamento financeiro interno e junto a sua instituição financeira.

3. Sem resultado financeiro o negócio para, mas sem investir na sustentabilidade ambiental, humana e social, o negócio não tem futuro.



 

 

Post ID: | Current Page ID: 6207

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.