Busca
Agronegócio Agronegócios

A tecnologia pode impulsionar o agronegócio no Brasil

Foto: Shutterstock

A tecnologia pode – e já está – impulsionando o agronegócio no Brasil, dentro e fora do campo. Um levantamento recente, realizado pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), apontou que cerca de 67% das propriedades agrícolas no Brasil já adotaram algum tipo de tecnologia, seja para auxiliar nas atividades de cultivo e colheita, ou para realizar a gestão dos negócios.

Com finalidade de agregar praticidade e facilitar a execução de tarefas, a tecnologia oferece novos sistemas de gerenciamento, que foram criados para lidar justamente com a competitividade do setor – que possui 23% na participação do PIB brasileiro.

Foi então que surgiu a agricultura de precisão – prática na qual utiliza-se tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima.

O sistema vem ganhando espaço no mercado, com o objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade e diminuir os erros e riscos da colheita – inclusive para o meio ambiente. Por meio de dados, GPSs, ferramentas e outros controles, a tecnologia consegue compreender a variabilidade do solo, seus níveis nutricionais e as necessidades que devem ser corrigidas.

Com as informações levantadas pelas tecnologias, o agricultor consegue gerir o campo de produção de maneira exata e conquistar um resultado muito mais efetivo em sua atuação. Quanto mais eficiência tiver na aplicação dos recursos disponíveis, mas chance tem de assegurar a qualidade de sua atividade. Portanto, a tecnologia e, mais precisamente, a agricultura de precisão, têm contribuído para a lucratividade e o desenvolvimento crescente do agronegócio no país.

COMO FUNCIONA A AGRICULTURA DE PRECISÃO
A agricultura de precisão parte de informações exatas. É uma alternativa ao agricultor para gerenciar seu campo produtivo metro a metro, levando em conta o fato de que cada pedaço da fazenda tem propriedades diferentes. O sistema permite que tecnologias apliquem insumos no local correto, no momento adequado e nas quantidades necessárias, sem que prejudique o meio ambiente ou o restante da colheita.

As ferramentas auxiliam no manejo do solo e dos insumos, de acordo com as variações de tempo, clima e outros fatores essenciais para uma boa produção. No entanto, a técnica não consiste, em, apenas, aplicar tratamentos que variam de local para local (ou metro para metro); e sim deve ser interpreta como um monitoramento de fácil acesso ao agricultor de sua atividade agrícola.

AS VANTAGENS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO
A tecnologia possibilita um melhor conhecimento do agricultor para com seu campo de produção. Com o sistema, é possível ter maior capacidade para distribuição de insumos; uniformizar a produtividade; e corrigir imprevistos na colheita e em outras fases.

O agricultor que investe na agricultura de precisão, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, consegue ter um maior controle de todo sua produção, o que auxilia na redução de custos e riscos.

Utilizar a agricultura de precisão no seu negócio traz benefícios para a empresa; para o mercado e os consumidores; e para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.