O que é a Resolução 4734

Novas regras simplificam a negociação de recebíveis, trazendo benefícios para empreendedores

Publicado em 09/02/2021

Foto: Envato Elements

Prevista para entrar em vigor ainda em 2021, a Resolução 4734 traz uma boa notícia para empreendedores. Ela flexibiliza a negociação dos recebíveis de cartões e aumenta a competitividade entre os agentes financeiros. O resultado esperado são ofertas mais atraentes para o empreendedor que deseja antecipar os valores que têm a receber das vendas feitas a prazo ou, ainda, que pretende pedir um empréstimo tendo os recebíveis como garantia.

Veja o que muda:

  • Criação das Registradoras de Recebíveis
    Todos os recebíveis de crédito e débito serão registrados nas chamadas Registradoras. Elas têm a missão de controlar esses recebíveis no mercado, garantindo transparência e confiabilidade para as transações.
  • Mais flexibilidade para você negociar seus recebíveis de cartões 
    Você poderá negociar seus recebíveis com diversas instituições, ou se, preferir, somente com uma, independentemente da bandeira, credenciadora ou mesmo do domicílio bancário cadastrado. E isso vale tanto para o valor total a receber quanto para apenas uma parte. 
  • Fim da trava bancária
    Antes do novo modelo, para contratar uma operação de crédito, você entregava apenas um percentual dos seus recebíveis como garantia do contrato e ficava impedido de negociar o restante com outras instituições. Esta trava deu lugar ao gravame.
  • Novo conceito: “Gravame”.
    Com o fim da trava bancária, se você contratar um crédito em uma instituição utilizando seus recebíveis como garantia da operação, apenas a parte que foi dada em garantia será liquidada na conta em que a instituição definir. Essa parte a agenda será batizada de agenda gravamada. Já o valor restante, que não foi dado em garantia ou agenda livre, você poderá definir a conta onde será feito o crédito das vendas ou ainda negociar outras instituições da sua preferência. 
  • Diversos domicílios bancários
    Como seus recebíveis poderão ser negociados em diversas instituições, você poderá receber suas vendas em diferentes domicílios bancários, dependendo das operações que contratar.
  • Autorização para Visualização da Agenda de Recebível pelo mercado
    Este é um ponto fundamental para poder negociar seus recebíveis com as várias instituições participantes: você precisa autorizar que as instituições visualizem a sua agenda de recebíveis ou seja, a posição das suas vendas nas credenciadoras que você possui relacionamento. É uma autorização meramente consultiva, mas permitirá que as instituições financeiras entendam seu fluxo de caixa e possam oferecer produtos adequados à sua realidade e necessidades. Desta forma, você terá mais opções de linhas de crédito e poderá comparar as ofertas feitas por todos os participantes do mercado. 

Vantagens Santander

O empreendedor que levar seu fluxo de recebíveis para o Santander terá ainda mais benefícios:

  • Conta integrada, com desconto no pacote de serviços e aluguel de máquinas Getnet
  • Limites de crédito maiores
  • Melhores condições comerciais para Antecipação de Recebíveis e Crédito com garantia de recebíveis de cartões.

Tenha acesso aos conteúdos exclusivos do Programa Avançar, feitos para ajudar você a impulsionar o seu negócio! Cadastre-se em nosso portal e confira.